O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia de emergência na madrugada desta terça-feira (10), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para drenagem de um hematoma intracraniano. Segundo boletim médico, o procedimento foi bem-sucedido, e Lula está internado na UTI, em estado considerado estável.
Lula, de 79 anos, começou a sentir dores de cabeça ainda em Brasília, onde realizou exames de imagem que detectaram uma hemorragia intracraniana. A condição foi atribuída a uma queda no banheiro da residência oficial da Presidência, ocorrida em 19 de outubro, quando ele bateu a nuca e precisou levar pontos.
Após os exames iniciais, o presidente foi transferido para São Paulo, onde passou pela cirurgia. O boletim médico divulgado às 3h20 informou que a craniotomia transcorreu sem intercorrências.
O presidente segue sob os cuidados da equipe médica liderada por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. Uma nova atualização e entrevista coletiva estão previstas para esta manhã.
Fonte: g1
Fotos: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo; Reprodução