O Hospital Infantil João Paulo II (HIJII), localizado no bairro Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte, atingiu 100% de ocupação dos leitos de internação, informa a Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais). A internação inclui leitos de enfermaria e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Isso ocorre devido à alta demanda de quadros respiratórios, como gripe e Covid-19.
Atualmente, o hospital conta 105 leitos de enfermaria, 16 de UTI Pediátrica e 18 leitos na sala de decisão clínica. Desde ontem (23), o pronto atendimento passou a priorizar os casos mais graves. O centro de saúde é referência para urgências pediátricas e direcionado para casos de média e alta complexidades. Segundo o órgão, a rede de urgência do município já foi informada da medida, necessária para estabelecer a garantia de assistência aos pacientes admitidos anteriormente.
Procurada pelo BHAZ, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) reforçou que o hospital é de responsabilidade do Governo do Minas, com gestão da Fhemig. A prefeitura informou que os atendimentos pediátricos nos Centros de Saúde com horário ampliado são feitos de segunda a sexta, das 7h às 19h. Após este horário e aos finais de semana e feriados, eles ocorrem em uma das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).
As nove UPAs do município funcionam todos os dias, 24 horas, conforme escala de equipes médicas pré-definidas para cada unidade.
Esforços
A administração municipal também afirmou que, diante do aumento da demanda por atendimento nas unidades de saúde da capital, de 24 de dezembro de 2021 até a última quinta-feira (20), foram contratados 1.301 profissionais de saúde, sendo 285 médicos em diversas especialidades, além de ter implementado ações como a ampliação de horário de centros de saúde, a retomada do teleatendimento e a ampliação de postos de testagem de Covid-19.
“A Prefeitura orienta que é imprescindível que a população mantenha o esquema vacinal completo e continue adotando as medidas preventivas como o uso de máscaras, o distanciamento social, a frequente higienização das mãos e a etiqueta respiratória”, destacaram em nota (leia na íntegra abaixo).
Vacinação
Em BH, a prefeitura realiza, nesta segunda-feira (24), repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação, e crianças sem comorbidades nascidas de janeiro a junho de 2010 e que ainda tenham 11 anos na data da vacinação (veja cronograma aqui).
A vacinação de jovens de 6 a 17 anos com a Coronavac foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na última quinta-feira (20). Com a aprovação, em breve, as crianças e os adolescentes de Minas Gerais também poderão se vacinar contra a Covid-19 com a Coronavac, além da vacina da Pfizer, que está sendo aplicada atualmente.
De acordo com o governador de Minas Gerais, o estado tem 400 mil doses do imunizante do Butantan estocadas e o montante será usado na vacinação infantil, já que a Coronavac aprovada para utilização nas crianças é a mesma da imunização de adultos, sem nenhum tipo de adaptação para uma versão pediátrica.
O secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, também confirmou que a capital mineira vai usar a Coronavac para vacinar crianças contra a Covid-19.
Nesta segunda, começa a distribuição de cerca de 400 mil doses Coronavac para a imunização de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no estado. A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) irá detalhar o cronograma de entrega dos imunizantes aos municípios e as recomendações para a aplicação ainda hoje.
Nota da Fhemig na íntegra
“A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informa que em razão da ocupação de 100% dos leitos do Hospital Infantil João Paulo II (HIJII) devido à alta demanda de quadros respiratórios, o pronto atendimento passou a priorizar os casos graves a partir deste domingo (23/1).
A rede de urgência do município já foi informada da medida, necessária para estabelecer a garantia de assistência aos pacientes admitidos anteriormente“.
Nota da PBH na íntegra
“A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o hospital João Paulo II é de responsabilidade do Governo do Estado, com gestão da Fhemig. As nove UPAs do município estão funcionando normalmente, 24 horas, conforme escala de equipes médicas pré-definidas para cada unidade. Os atendimentos pediátricos nos Centros de Saúde com horário ampliado são realizados de segunda a sexta, das 7h às 19h. Após este horário e aos finais de semana e feriados, os atendimentos pediátricos são realizados nas UPAs, sempre com o objetivo de garantir a assistência à população.
A Prefeitura tem empreendido todos os esforços para garantir atendimento mais ágil para a população. Diante do aumento da demanda por atendimento nas unidades de saúde da capital, de 24 de dezembro de 2021 já até o dia 20/01, foram contratados 1.301 profissionais de saúde, sendo 285 médicos em diversas especialidades. O município monitora diariamente as situações de cada unidade de saúde, agindo pontualmente de forma a garantir o atendimento e qualquer agravamento será tratado de forma devida, com o objetivo de preservar vidas.
Além da contratação de profissionais, a Prefeitura implantou três importantes estratégias para ampliar o acesso a serviços de saúde para pacientes com quadros respiratórios. Uma foi a ampliação do horário de atendimento de nove Centros de Saúde, um por regional. Desde o dia 1° de janeiro, foram mais de 23 mil atendimentos. A outra foi a retomada do serviço de teleatendimento, que já ofertou 861 teleconsultas.
E, na última quinta-feira, 20 de janeiro, a Prefeitura abriu mais dois pontos de testagem de Covid-19: nas universidades FAMINAS e UNA. As marcações devem ser realizadas, exclusivamente, por meio do Portal da Prefeitura de Belo Horizonte e a disponibilização no PBH APP será feita nos próximos dias. O horário de atendimento nos locais será das 8h às 17h. O processo de agendamento é mais uma parceria com a Unimed-BH.
Inicialmente, serão ofertados para a população cerca de 100 testes rápidos de antígeno em cada uma das instituições. A ampliação será feita gradualmente. O agendamento estará disponível diariamente a partir das 17h para as marcações no dia seguinte.
A Prefeitura orienta que é imprescindível que a população mantenha o esquema vacinal completo e continue adotando as medidas preventivas como o uso de máscaras, o distanciamento social, a frequente higienização das mãos e a etiqueta respiratória”.
O post Hospital infantil de BH atinge 100% de ocupação devido à alta demanda de quadros respiratórios apareceu primeiro em BHAZ.