Sem gastar milhões em divulgação, uma loja de eletrônicos deu uma aula de marketing e conseguiu levar o nome da empresa até para fora do país. Tudo isso, usando apenas os produtos e funcionários da loja, em um vídeo de apenas oito segundos.
A propaganda de ventilador feita pela Audácia Eletrônicos, de Boa Vista (RR), já acumula milhões de visualizações nas redes sociais e foi compartilhada por celebridades, como Tirulipa e Xand Avião. O BHAZ conversou com o gerente geral da loja para entender como surgiu a ideia.
No vídeo, a equipe buscou uma forma criativa de exaltar a potência de um modelo de ventilador vendido na loja. “Olha a potência do bicho!”, diz um dos funcionários. Em seguida, a câmera revela que outro homem estava quase “voando” com a força do vento causado pelo ventilador.
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Compartilhado diversas vezes nas redes sociais, a propaganda divertiu as pessoas nas redes sociais. Até a própria Arno, marca do ventilador divulgado, entrou na brincadeira. “Calor? Nunca nem vi”, comentou o perfil oficial da empresa.
sensacional o cara empurrando o ventilador p frente e p tras dando impressão q ele n ta conseguindo segurar de tanta potencia
— кℓαυѕ (@kls_hass) January 21, 2022
Algumas pessoas se divertiram com um detalhe: o eletrônico não estava em funcionamento durante o vídeo. “Pensa num ventilador forte, se ele desligado é desse jeito…. Fico imaginando ele ligado. 😂😂😂😂😂😂. Parabéns pela criatividade. Show!!”, escreveu um seguidor da loja.
‘Gratificante’
Segundo o gerente geral da Audácia Eletrônicos, Jonas Munis, a ideia para o vídeo foi de toda a equipe. “Nas nossas redes sociais você vai ver que já tem vídeos que trabalham com o humor. É um diferencial nosso”, diz.
No entanto, a repercussão nacional do vídeo não era algo que a equipe esperava. “A gente fez um vídeo não foi pra estourar no Brasil e até no mundo. Foi para divulgar o produto mesmo, porque chegou uma reposição grande na loja. Mas foi muito gratificante o que aconteceu, gratidão enorme”, afirma.
“Isso mostra para outros empresários que não precisam investir milhões no marketing para ter um retorno. Com um vídeo de só 8 segundos repercutiu no Brasil todo e até fora do país”, avalia.
“Quando a gente trabalha com amor, dedicação, empenho e, principalmente, engajamento da equipe, a gente consegue trazer retorno para a empresa. O que a gente busca é sempre um diferencial, seja no atendimento ou no marketing. E podem aguardar que vão vir mais novidades por aí”, conclui.
‘O brasileiro já nasce formado em marketing’
A criatividade para divulgar produtos e serviços é algo que parece correr no sangue do brasileiro, mesmo quando os recursos são escassos. E as redes sociais são um bom aliado para quem tem boas ideias. Um exemplo é o vendedor que resolveu deixar uma mensagem na transmissão ao vivo do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), para anunciar seu produto, um torresmo “de primeira qualidade”.
“Boa noite, trabalhamos com torresmo a pronta entrega. Coisa de primeira qualidade”, escreveu o proprietário da Sabore Charcutaria Gourmet no Instagram. Segundo o empresário Airton Fonteles Júnior mais de 30 pedidos, que correspondem a 40 kg de torresmo, foram agendados para o dia seguinte ao anúncio.
Governador fazendo live sobre medidas de segurança. E o empreendedor marketeiro vendendo torresmo: pic.twitter.com/JconJNZ3Bd
— Erros de Marketing +100k (@errosdemkt) April 6, 2020
Um outro caso foi o vídeo divertido de funcionários de um supermercado dançando uma música natalina viraliza nas redes sociais, em dezembro do ano passado. As imagens foram gravadas no Rabelo Supermercados, em Russos (CE). Ao BHAZ, a gerente de marketing do local contou como tudo foi pensado e falou sobre a surpresa com a grande repercussão das imagens.
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