Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgada nesta sexta-feira (13), revelou que a maioria das prefeituras mineiras está enfrentando dificuldades financeiras para honrar os compromissos, principalmente o pagamento do 13º salário. Em Minas Gerais, cerca de 47% dos municípios já quitaram a segunda parcela do abono, enquanto 51% devem pagar até 20 de dezembro, conforme a legislação. No entanto, 96% das prefeituras irão recorrer ao adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para cobrir os custos.
A pesquisa também apontou que cerca de 30% dos municípios estão com pagamentos a fornecedores atrasados e 14% devem fechar o ano no vermelho. A crise financeira e a falta de recursos foram os principais desafios enfrentados pelas administrações nos últimos quatro anos, agravados pela instabilidade política e econômica. Apesar das dificuldades, 80,9% dos gestores afirmaram que vão encerrar o ano com as contas em dia.
A situação fiscal dos municípios, especialmente os de pequeno porte, revela a fragilidade das finanças locais e a dependência dos repasses constitucionais para cumprir obrigações essenciais. Para solucionar esses problemas, a CNM e outras entidades estão buscando medidas estruturais, como a aprovação da PEC da Sustentabilidade Fiscal e a regulamentação de uma Reforma Tributária que promova a descentralização dos recursos.
Fonte: Hoje em Dia
Foto: Divulgação