terça-feira, 30 de abril de 2024

Contato

OTIMISMO OU PESSIMISMO: ESCOLHA O OTIMISMO PARA SEU AMBIENTE FAMILIAR

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Você já ouviu falar em pessoas que são tão positivas que encontram até nos momentos difíceis grandes ensinamentos? E pessoas tão pessimistas que tudo está ruim e seu dia a dia é somente reclamação? 

O QUE É SER UMA PESSOA OTIMISTA?

Otimista é aquela pessoa que acredita que tudo vai dar certo, que nada é considerado impossível. … O indivíduo otimista se mostra sempre esperançoso, vê sempre as dificuldades pelo lado mais favorável.

O otimismo é um sentimento abstrato, que faz referência a um olhar positivo para o presente e, principalmente, para o futuro, mesmo em situações de extrema dificuldade. Para muitos psicólogos, o otimismo reflete a crença de que o resultado de eventos ou experiências ruins será positivo. Outros afirmam que o otimismo reside na maneira como as pessoas explicam as causas dos eventos, além de avaliarem experiências negativas como temporárias e não permanentes.

COMO O OTIMISMO PODE MELHORAR A SAÚDE

Os otimistas enxergam mais facilmente a possibilidade de mudança, beneficiando sua saúde física e mental.

Adotar uma postura positiva perante a vida e os acontecimentos pode ajudar pessoas a viver mais. Pesquisas mostram que o otimismo reduz a probabilidade de um indivíduo sofrer de câncer, infecções e doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo,  de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na tentativa de explicar como o pensamento positivo pode beneficiar a saúde do coração, três teorias parecem mais plausíveis. A primeira delas é que o otimismo impacte diretamente na maneira como o corpo funciona. Uma segunda explicação é que o otimismo está relacionando a comportamentos saudáveis, como comer bem e permanecer ativo, o que, por sua vez, melhora a saúde. Ou, ainda, é possível que o otimismo funcione através de coisas como relacionamentos sociais e outros fatores, que ajudam a proteger o organismo dos efeitos negativos do estresse.

O QUE É SER UMA PESSOA PESSIMISTA?

Pessimista é aquela pessoa que prefere acreditar que tudo vai dar errado, ou seja, vê dificuldades nas oportunidades e na maioria das situações. 

O pessimista, por norma, não tem esperança ou confiança que coisas boas podem acontecer e faz referência a um olhar pelo lado mais desfavorável; disposição de quem sempre espera pelo pior.

COMO O PESSIMISMO INFLUENCIA A SAÚDE

Vocês já pararam para observar o quanto os pensamentos negativos apenas alimentam seu mau humor, fazendo com que seu dia se torne mais pesado e cheio de pequenos incidentes desagradáveis? Quantas vezes ao acordar pela manhã e bater o dedo na beira da cama já não saiu esbravejando e dizendo que o dia começou ruim?

Isso porque muitas vezes vivemos rodeados de pessoas e ou situações que nos levam a ver somente o lado ruim das situações, e acabamos interiorizando esse comportamento crítico e queixoso em nossa vida.

Pensamentos ruins geram doenças como depressão, ansiedade, mau humor crônico, entre outras doenças do estomago, coração, dores de cabeça, musculares. Isso porque o corpo não suporta tantas situações incompreendidas e mal digeridas, causando um mal estar constante na nossa vida.

ESCOLHA O OTIMISMO PARA SEU AMBIENTE FAMILIAR.

Convivemos com esses dois tipos de pessoas, posso até me arriscar a dizer que nas etapas da nossa vida somos otimistas e pessimistas. 

Todas as nossas ações contribuem diretamente para o bem estar próprio e do outro. A saúde mental está ligada diretamente ao nosso corpo, nosso cérebro registra todos os nossos pensamentos como reais, e passa a agir de acordo com eles. Escolhas pessoais afetam diretamente o ambiente familiar, portanto, o ideal é refletir, repensar e escolher ações desencadeando uma cadeia de bem estar constante. 

ENFIM…

O otimismo é algo que pode ser aprendido e desenvolvido. Atitudes como meditar, praticar atividades físicas regularmente, exercitar o autoconhecimento e cercar-se de pessoas positivas pode ajudar nesta tarefa. Não se pode dizer que o pessimismo é a causa para as doenças supracitadas. No entanto, há evidências suficientes para acreditar que uma atitude otimista pode não somente evitar doenças, como facilitar a recuperação e a cura.

PENSE COM CARINHO

O OTIMISTA FAZ REFERÊNCIA A UM OLHAR POSITIVO PARA O PRESENTE E, PRINCIPALMENTE, PARA O FUTURO, MESMO EM SITUAÇÕES DE EXTREMA DIFICULDADE.

Danielly da Silva Araújo
Formação
Pedagoga/ Pós-graduada em Gestão das Organizações Sociais/  Psicopedagogia (em curso)/ MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas (em curso).
Atuação profissional:
Gestora de Escola de Educação Infantil/ Vice-diretora de Escola de Educação Especial
Influencer Digital:
Autora do Conteúdo Família em Construção
Redes Sociais
Instagram: daniiaraujjo_ / Facebook: Danielly Araújo / Página Facebook: Família em Construção / Colunista do Jornal @pordentrodetudo.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.