As férias e feriados prolongados aumentam a procura por atividades na natureza, mas também elevam o número de ocorrências de pessoas desaparecidas. Em Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) atendeu 836 casos em 2023, e, até o início de dezembro de 2024, foram 766 ocorrências, uma média superior a dois resgates por dia.
As operações de resgate, que frequentemente envolvem cães farejadores, demandam técnicas precisas e detalhadas, principalmente em trilhas e cachoeiras. O Corpo de Bombeiros orienta que, em casos de desaparecimento, o número 193 deve ser acionado imediatamente, especialmente quando o local é de difícil acesso, como matas, rios ou trilhas. Se houver indícios de crime, também é importante envolver as Polícias Militar e Civil.
Para evitar situações de risco, o Corpo de Bombeiros oferece dez dicas de segurança, incluindo avisar alguém sobre o trajeto, planejar o percurso com antecedência e levar itens essenciais como celular, alimentação e água. Além disso, é fundamental manter a calma se estiver perdido e fornecer informações precisas durante o acionamento do resgate, como o último local onde a pessoa foi vista e suas características físicas.
Fonte: O TEMPO
Foto: BOMBEIROS/DIVULGAÇÃO