fbpx

Estudo revela a velocidade limitada do processamento cerebral humano

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uma investigação publicada na revista Neuron revelou que o cérebro humano processa informações a uma velocidade impressionante, mas limitada: apenas 10 bits por segundo. Esse dado foi uma das descobertas de uma pesquisa que envolveu áreas como psicologia, neurologia e tecnologia para entender melhor como funciona o fluxo de pensamento consciente.

Comparado com a capacidade de processamento de dados dos celulares do fim dos anos 1990, que era de 32 bits por segundo, o cérebro humano processa uma quantidade bem menor de informações. Para se ter uma ideia, a totalidade de informações que uma pessoa pode aprender conscientemente ao longo da vida caberia facilmente em um pen drive de apenas 1 GB.

Os cientistas ficaram surpresos com a “lentidão” do cérebro em processar informações e, por isso, batizaram a pesquisa de “A insuportável lentidão do ser”. Segundo o neurocientista Markus Meister, coautor do estudo, o cérebro humano toma decisões muito mais lentamente do que qualquer dispositivo tecnológico com o qual interagimos. “Só podemos prestar atenção a uma certa quantidade de informação e isso é o que se torna nossa experiência consciente”, afirmou Meister em entrevista à Scientific American.

Embora o pensamento consciente seja relativamente lento, o cérebro é capaz de processar informações sensoriais de maneira extremamente rápida, chegando a 1 bilhão de bits por segundo. No entanto, os pesquisadores afirmam que o cérebro opera em dois modos distintos: um externo, que lida com sinais sensoriais e motores de alta velocidade, e um interno, responsável pelo processamento mais demorado que mantém nossa consciência e controle sobre o comportamento.

Para os cientistas, a aparente “rapidez” do pensamento está relacionada à forma como o cérebro foca em pequenos detalhes do ambiente ao redor, enquanto descarta outros. Na prática, isso significa que o cérebro processa apenas uma linha de pensamento por vez, mas compensa essa limitação pela complexidade com que interage com o mundo exterior.

Encontre uma reportagem