fbpx

COLUNA: Para que procurar um psicólogo?

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

“Para que procurar um psicólogo?” Bom, prefiro iniciar esclarecendo, quem é esse profissional. Já adianto que, diferente do pensamento de muitas pessoas, psicólogo não é para “doido”, mas ao contrário, é para quem está são demais para perceber que pode ser uma pessoa melhor para si mesmo, inclusive.

Vamos lá, o psicólogo é um profissional formado em Psicologia e pode se especializar em algumas áreas e escolher em qual abordagem atuar, eu por exemplo, atuo embasada na Terapia Cognitivo Comportamental. O psicólogo tem como papel auxiliar o indivíduo no seu caminho, seja para autoconhecimento, prevenir doenças e promover a saúde ou para tratar algum transtorno, a partir de avaliações, estratégias e técnicas psicológicas.

Você pode procurar o psicólogo quando quiser. Geralmente, somos procurados em situações de estresse, ansiedade e depressão, transtornos esses que durante as sessões são diagnosticados e tratados de forma assertiva. Em situações de perda de alguém querido, divórcio, doenças físicas e mentais já estabelecidas, estresse devido às cobranças excessivas no ambiente de trabalho ou mesmo autocobrança também são fatores que levam a busca por esse profissional. Além disso, o psicólogo pode ser procurado a partir de encaminhamentos de pediatras ou escolas, para avaliação e acompanhamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Dislexia, entre outros que aparecem na infância, principalmente na idade escolar.

Ainda hoje, existe um preconceito em relação a busca pelo psicólogo, mas o que deve estar em pauta é, “se eu preciso e quero, isso não é problema de ninguém”, e o que está ruim pode melhorar, e o que está bom pode ficar melhor ainda. O autoconhecimento é algo que abre “prisões”, um leque de possibilidades e descobertas. Não precisamos esperar acontecer alguma coisa de ruim para procurar o psicólogo, quando está tudo bem também é o momento. Nós somos seres em constante evolução e mudança, e de acordo com o contexto de cada um, existe culpa, cobrança, vontade de dar mais do que pode, dizer “sim”, quando a vontade é dizer “não”, mas não é dito para não machucar o outro e no final, temos pessoas feridas, machucadas, inseguras, ansiosas, estressadas, deprimidas, ou seja, pessoas DOENTES. Mas não espere isso acontecer, cuide-se e se ame em primeiro lugar, as coisas são só coisas, nada além. E, acredite, não precisamos dar conta de tudo, e nem fazer tudo perfeito, se dermos o nosso melhor, é o suficiente. Enfim, buscar ajuda é sinal de fortaleza.  Estou aqui para te ajudar, eu embarco com você no seu caminho, pode contar comigo. Te desejo saúde, sabedoria e autoconhecimento!

Encontre uma reportagem