O Ministério da Saúde está monitorando o surto de metapneumovírus humano (HMPV) registrado nas últimas semanas na China, que está provocando infecções respiratórias, especialmente em crianças. Embora não tenha sido emitido um alerta internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as autoridades brasileiras estão em comunicação constante com a OMS e outros países para acompanhar a situação.
A vigilância brasileira foi reforçada, com a observação de um aumento de infecções respiratórias, como gripe sazonal e HMPV, particularmente no norte da China. O ministério destacou que, embora o risco de uma pandemia seja baixo, é essencial reforçar as medidas de prevenção, como a vacinação contra a covid-19 e gripe, especialmente para grupos prioritários como idosos e crianças.
O HMPV, identificado no Brasil desde 2004, é um vírus respiratório comum em casos de síndrome gripal, mas pode evoluir para síndrome respiratória aguda grave, necessitando de internação. A recomendação também inclui o uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais para reduzir a transmissão de vírus respiratórios, como o HMPV.