O governo de Minas iniciou, nesta quarta-feira (2), a distribuição de 1.306.320 testes rápidos para diagnóstico de COVID-19. O estado pretende expandir a testagem em larga escala.
“Os testes estão sendo encaminhados às Unidades Regionais de Saúde (URSs) por meio dos Correios, estimando-se um prazo de entrega de 48 horas. As URSs farão a distribuição para os municípios que se encontram sob a respectiva região de abrangência”, disse o governo em nota.
Ainda conforme a nota, “desde o início da pandemia a Secretaria de Saúde disponibilizou 2.659.580 testes rápidos aos municípios. Os testes rápidos que estão sendo encaminhados deverão ser usados na testagem de casos suspeitos de covid-19, mesmo em pacientes com a forma leve da doença”.
O governo informa que, segundo levantamento realizado junto à Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, foi registrada uma elevação gradativa da positividade ao longo de janeiro, que evoluiu de 14,7% na primeira semana, para 28,7%, 40,5% e 41,7%, respectivamente, nas semanas consecutivas. “Os dados relativos à porcentagem de testes positivos no Estado estão em consolidação pelos técnicos da SES-MG”, destaca a nota.