fbpx

Calor aumenta casos de doença que matou 7 pessoas por mês em Belo Horizonte

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O calor intenso em Belo Horizonte tem contribuído para o aumento dos casos de gastroenterite, doença que provoca diarreia, náusea, vômito e dor abdominal, com pico durante os meses mais quentes. No ano passado, a média foi de sete mortes por mês devido à enfermidade, com um total de 83 mortes e 41 surtos registrados. A doença é mais frequente entre idosos e crianças, que correm maior risco de desidratação, complicações e até morte.

Em 2024, foram registradas 752 internações relacionadas a doenças diarreicas agudas, com 48 internações já em 2025. A gastroenterite está associada ao consumo de alimentos e água contaminados, especialmente em locais com condições sanitárias precárias.

A prevenção envolve cuidados como a lavagem adequada de alimentos, o consumo de água tratada e a higienização constante das mãos. O diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, Paulo Roberto Corrêa, alerta para a importância de hidratação, especialmente em faixas etárias mais vulneráveis, como crianças e idosos.

Fonte: O TEMPO | Foto: Pixabay/Divulgação

Encontre uma reportagem