Começou pegando fogo! Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI do Pó Preto) que investiga a poluição atmosférica em Matozinhos foram iniciados na manhã desta terça-feira (08). O vereador Edinho do Ferro Velho, autor do requerimento da CPI, relatou ter recebido uma ligação onde a pessoa ofereceu dinheiro, melhorias de ruas e cestas básicas em troca da retirada do requerimento, ou seja, para que a CPI não acontecesse. Ele também afirmou ter ocorrido outras chamadas anônimas, e pediu a quebra de sigilo do próprio telefone para que essas pessoas sejam identificadas.
Por conta dessas intimidações, o Vereador Cláudio Cecé fez um requerimento verbal solicitando proteção da Polícia Civil e Federal aos membros da CPI, principalmente ao Vereador Edinho do Ferro Velho.
REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES
Neste primeiro dia, os membros da comissão receberam o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Matozinhos (Sindmeta), Célio Batista Lopes, que explicou a função do sindicato quando ocorrem demissões.
“Neste caso, a empresa tem que comunicar o sindicato. Quando isso ocorre, tentamos negociar para que elas não aconteçam. Não havendo acordo, comunicamos o Ministério do Trabalho”.
Célio, que é morador de Matozinhos, acredita que essa é a oportunidade de buscar respostas sobre o tema.
“Os moradores da cidade precisam disso. Sabemos que não vai acabar (com a poluição), mas vai diminuir. Eu entendo que a CPI não é para fechar empresas, mas sim melhorar o clima que vivemos na cidade. É terrorismo falar que vai perder emprego por conta da CPI”, disse.
Para o Vereador Ítalo Borges, relator da CPI, a fala do representante do Sindmeta deixa claro que o assunto “demissões” não passa de coisa política.
“O próprio representante dos trabalhadores não recebe essa demanda. Eu escuto isso aqui na câmara, mas não de trabalhadores. Isso é uma fala que está sendo construída politicamente”, disse.
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Pedro Leopoldo e do Ministério do Trabalho também serão ouvidos no decorrer do processo.
REUNIÃO NA PREFEITURA
O vereador Ildeu Lopes disse ter sido chamado pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Marcinho do Liberdade, para uma reunião com dois representantes de uma empresa na Prefeitura de Matozinhos.
“Recebi essa ligação do Presidente para uma reunião no gabinete da Prefeita para tratar de assuntos pertinentes a cidade, e fui. Porém, a reunião aconteceu no gabinete do vice, e estavam presentes dois membros de uma empresa, onde foram colocados vários pontos sobre a CPI. Questionei o que essa empresa tinha a ver com CPI, já que é a que menos polui na cidade. Disseram que estavam ali voluntariamente e que querem que a cidade se desenvolva. Informei que deveriam procurar toda a comissão”, disse.
Por conta disso, o vereador Cláudio Cecé pediu ao presidente que os dois representantes da empresa fossem convocados para explicações.
RESPOSTAS:
Por ter o nome citado, o Por Dentro de Tudo entrou em contato com o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Marcinho do Liberdade, que explicou que foi procurado por representantes da empresa e que tentou contato com os membros da comissão para que eles participassem da reunião.
No entanto, na reunião desta terça-feira, o Presidente da CPI, Vereador Sidirley Bento, perguntou todos os membros se haviam sido chamados para participarem desta reunião, e apenas o Vereador Ildeu Lopes respondeu positivamente.
A Prefeitura de Matozinhos Informou que cedeu a sala do Vice-Prefeito Vinícius Araújo, após solicitação de representantes da Associação das Indústrias de Matozinhos, que necessitava de um espaço para realizar uma reunião com o Presidente da Câmara de Vereadores. A sala estava disponível devido ao afastamento do vice-prefeito, em decorrência da contaminação por COVID-19.
“Em tempo, afirmamos que nenhum representante do Executivo participou dessa reunião, que contou apenas com a presença do Presidente da Câmara, Márcio Antônio dos Santos, o vereador Ildeu Lopes, representante da Comissão investigadora, convidado inclusive, pelo próprio presidente, além dos componentes da Associação das Indústrias, conforme citado acima”, explicou a Prefeitura.
Já os dois empresários foram convocados para explicações na próxima reunião da CPI.
PRÓXIMA REUNIÃO
A próxima reunião da CPI acontecerá na terça-feira, dia 15, às 09 horas da manhã. Também serão convidadas para participarem as representantes dos movimentos Matozinhos Melhor, Matozinhos Cinzenta e Matozinhos Mais Limpa. Além de Sueli Camisasca, ex- Presidente do Conselho Municipal de Saúde.
TRANSMISSÃO AO VIVO
A reunião desta terça, assim como as demais, serão transmitidas AO VIVO pela TV Câmara pelo YouTube. Assista a reunião completa pelo link: 2ª Reunião – CPI do Pó Preto em Matozinhos – YouTube
SOBRE A CPI
A Comissão Parlamentar de Inquérito foi instituída através do Projeto de Resolução nº 327/2021 para apuração da poluição atmosférica por material particular emitido por fontes poluentes fabris instaladas em Matozinhos. O documento foi protocolado na Câmara de Vereadores no dia 25 de outubro de 2021.
Os trabalhos serão concluídos com o relatório final que deverá conter os fatos submetidos à apuração, provas colhidas, comprovação ou não da existência dos fatos, conclusão sobre a autoria dos fatos apurados como existentes, sugestão de medidas a serem tomadas, e a indicação das autoridades que tiverem competência para a adoção das providências reclamadas.
O documento será protocolado na Diretoria Legislativa acompanhada das demais peças do processo para ser lido em Plenário, o qual independerá de apreciação, devendo o Presidente dar encaminhamento de acordo com as recomendações nele propostas.