Cansado(a) de tirar 500 fotos para conseguir um bom retrato de si mesmo, ou de sempre sair destruído(a) nas fotos que tira com outras pessoas? Nesse artigo eu vou dar 9 dicas sobre coisas que você pode fazer para sair bem na foto!
É necessário ter em mente que essas dicas irão trabalhar dentro da medida do possível, desenvolver um olhar carinhoso em relação a si é de extrema importância no processo. Nós somos sempre muito conscientes dos nossos erros e defeitos e em retratos é muito mais fácil se apegar aos detalhes da nossa fisionomia que nos incomodam por ser uma imagem estática do que na vida real.
Sobre o corpo e a postura.
1 – Mantenha a cabeça erguida e os ombros encaixados.
Essa dica não serve somente para retratos, uma postura confiante age no nosso organismo de forma a causar reações fisiológicas que nos fazem nos sentir melhor de forma geral. Além disso, em retratos, é essencial uma boa postura para realçar as formas e valorizar a silhueta.
Ombros rotacionados para frente e má postura no geral passam a quem faz a observação da imagem a impressão de que você está cansado, ou com medo, ou desanimado, etc.
2 – Identifique o “problema” para encontrar a solução.
Identifique o que é que você não gosta quando faz um retrato e verifica que seu corpo ficou de uma forma que o incomoda. Cada característica exige uma ação específica para ser amenizada ou acentuada.
Exemplo: Uma pessoa mais barrigudinha que quer parecer um pouco mais magra pode desejar inclinar o corpo um pouco a frente (sem dobrar a coluna), para que o ângulo em si amenize essa característica.
3 – Não fique completamente de frente para a câmera.
Quando nos posicionamos exatamente de frente para uma câmera acabamos ficando com a figura mais larga ou quadrada. Adicionar um certo ângulo ao corpo pode ser o segredo para criar um retrato mais dinâmico e lisonjeiro.
Se você quiser dicas específicas para problemas específicos, me envie uma mensagem via Instagram no @lucas.retratos e eu incluirei em um próximo artigo com dicas mais específicas para resolver “problemas” nos retratos através da pose.
Sobre o posicionamento do rosto.
Cada tipo de rosto exige uma estratégia diferente, vou deixar aqui algumas dicas simples de problemas comuns sobre como melhorar o aspecto do rosto em retratos.
4 – Observe a fonte da luz do seu retrato.
Em fotografia, tratamos a luz por dura, suave, difusa ou especular. São efeitos diferentes que tipos diferentes de iluminação ou de modificação da luz oferecem.
Luzes de fontes de luz pequenas, como flashes de celulares, lâmpadas de teto ou a plena luz do sol, fornecem uma luz mais dura, o que faz com que a textura da pele seja realçada.
Pessoas que possuem rugas, espinhas, marcas de expressão, cicatrizes, e outras marcas no rosto terão essas características acentuadas se fotografadas sob este tipo de fonte de luz.
Como resolver?
Posicione-se em uma sombra, próximo de uma área iluminada pelo sol, essa sombra fornecerá uma luz mais suave porque o chão e o céu agirão como refletores da luz do sol, aumentando o tamanho relativo da fonte de luz.
Isso fará com que as sombras das texturas do rosto sejam melhor preenchidas e a pele demonstre um aspecto mais saudável.
Outra dica é utilizar uma janela como a sua fonte de luz, desde que o sol não esteja a atravessando de forma direta. A janela, assim como o chão e o céu no outro exemplo, funcionará como esse filtro que torna a luz do sol mais lisonjeira para a textura da pele.
5 – Queixo a frente.
Algumas pessoas reclamam do formato do seu rosto ao fazer retratos, por perceberem o realce de papadas.
Uma forma de resolver a papada é levar o queixo a frente em direção a câmera. Isso fará com que o pescoço fique mais esticado e a papada seja reduzida ou, dependendo do caso, eliminada.
Poses onde a pessoa está sentada e inclinada à frente, com os cotovelos apoiados na perna por exemplo, são excelentes em dar o formato que o maxilar precisa para realçar a beleza das pessoas.
6 – Olhos de tamanhos diferentes
Pra quem tem olhos de tamanhos diferentes, a dica é deixar o olho menor mais a frente em relação a câmera no momento do retrato. Como fazer isso? Criando um ângulo no rosto em uma das direções, a depender de qual dos olhos é menor, deixando o olho menor um pouco a frente.
Essa ação fará com que na imagem final a desproporção entre os olhos seja diminuída.
Em fotos em grupo, só fique nas bordas ou a frente se quiser aumentar a sua figura.
7 – Não fique nas bordas se quiser parecer mais magro(a).
Geralmente para fotos em grupo são utilizadas lentes mais amplas, que conseguem incluir mais coisas no quadro da fotografia.
Quando o sujeito se posiciona nas beiradas da foto, essas lentes amplas criam uma distorção que alarga a figura do indivíduo. O que pode ser uma boa coisa se a pessoa se julga muito magra ou quer parecer mais forte. E uma péssima coisa se a pessoa quer parecer mais magra.
Mas cuidado, as bordas distorcem também os traços do rosto, o que nem sempre é desejado.
8 – Não fique a frente se quiser parecer mais magro(a).
Outra distorção que acontece devido a percepção reduzida de profundidade nas fotografias é que o que é posicionado a frente da imagem fica relativamente maior em relação às coisas ao fundo da imagem.
Tá bom, Lucas. Mas como eu aplico isso pra ficar melhor na foto?
É simples. Quer parecer maior na imagem? Fique a frente das outras pessoas. Quer parecer menor? Posicione-se um pouco mais atrás em relação às outras pessoas.
9 – Posicione-se entre duas pessoas e as abrace pela cintura.
Se estiver entre duas pessoas, abrace-as pela cintura. Essa posição de braços fará com que o seu ombro fique em uma posição que valoriza o formato dele e de seu braço. Isso ajudará a figura a parecer mais esbelta.
Estas são algumas dicas interessantes para melhorar o nosso aspecto nas fotografias que tiramos e que tiram de nós. Se você deseja mais dicas ou receber dicas específicas para problemas específicos, aguardo o seu contato via instagram!
Lucas Araújo
Fotógrafo