fbpx

ConectArt inicia circuito gratuito de atrações e oficinas culturais em Belo Horizonte

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

BANDA PEPE JA TIREI A VELA – FOTO: MARCELO GOULART. 

Atrações iniciam neste fim de semana no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado

O ConectArt, idealizado pela atriz e produtora Lice Calixto, retorna com uma programação diversificada e gratuita que reúne diferentes expressões culturais em Belo Horizonte. A iniciativa surgiu do desejo de Lice de compartilhar as vivências adquiridas durante seu curso de teatro na renomada Odim Teatret, na Dinamarca. Desde sua primeira edição, em 2019, que contou com a participação do antropólogo Eugênio Barba, o Conectart tem promovido a conexão entre artistas locais e internacionais.

“O nome do projeto reflete a essência da iniciativa: conectar. Queremos fortalecer a cena cultural de Belo Horizonte, trazendo ao público manifestações artísticas do mundo todo. Nosso objetivo é estimular a participação, a troca de experiências e o engajamento com diversas expressões artísticas”, explica Lice Calixto que também é coordenadora geral do projeto.

Nesta edição, com o tema “A arte que transforma”, o ConectArt busca descentralizar atividades artísticas para alcançar diferentes públicos, promovendo espetáculos, shows musicais, oficinas e exposições. Entre as atrações confirmadas estão a banda Pepe Já Tirei a Vela, o espetáculo circense Tem Vagas, a peça teatral O Amante, a exposição fotográfica Protoestrelas, além da apresentação do espetáculo infantil Bem Longe da Traçalândia em escolas públicas municipais de Belo Horizonte.

A produtora reforça que o Conectart reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e convida o público a vivenciar experiências artísticas transformadoras. O evento é patrocinado pelo Instituto Unimed-BH e todas as atividades são gratuitas, proporcionando encontros enriquecedores entre artistas e espectadores. Para mais informações, basta acessar o Instagram do evento @conectartbrasil.

Confira a programação completa de fevereiro e março:

8 de fevereiro – Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã (Entrada gratuita)

9h – Espetáculo de Circo “Tem Vagas”

Após uma debandada geral no circo onde trabalhavam, os palhaços lamparina e merengue ficam em “um mato sem cachorro”. Para sair dessa enrascada eles partem em uma jornada de testes e entrevistas para contratar novos artistas para a trupe onde os candidatos são o público. O espetáculo “Temos vagas” é uma divertida reflexão sobre as dificuldades no mercado de trabalho e os desafios de recomeçar. Usando o universo circense como palco dessa história o público é convidado a participar de forma lúdica e com muito humor.

10h às 11h – Oficina de Circo “A Tradição do Circo”
Nessa oficina, os artistas Pablo Barcelos – palhaço Merengue e Fernanda Flores – palhaça Cri Cri levam o público a uma iniciação às práticas circenses, passando por diversas modalidades como: treinamento corporal, malabares, portagens e jogos lúdicos, a fim de sensibilizar e despertar o interesse pelo o universo do circo.

14h – Show Musical “Banda Pepe Já Tirei a Vela”
Pepe já tirei vela é uma banda belo-horizontina de blues e jazz, com fortes influências do Manouche Gypsy jazz de Django Reinhard e Stephanie Grappelli. Há sete anos na estrada, são os artistas mais “mexicanos” de Minas. Um grupo animado que vai fazer você sair do chão com um som contagiante da mistura do jazz instrumental com a música brasileira.

08 de fevereiro a 08 de março – Exposição Fotográfica “Protoestrelas”
Biografia: Matheus Andres | Artista mineiro multidisciplinar e estudante de Letras pela UFMG, atua no cenário criativo desde 2019, com ênfase em fotografia e design. Em seus projetos pessoais, dedica-se a capturar, através de seu olhar sensível, a essência da cultura, do movimento e das pessoas. Seu trabalho destaca os diálogos que nos cercam, explorando como a cultura se entrelaça com nosso pluriverso e transforma nossa comunidade. Comprometido em trazer originalidade, imprime em cada obra sua visão única, celebrando a diversidade que nos conecta.

22 e 23 de março – Funarte MGRua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte (Entrada gratuita – Retirada de ingressos no local 1h antes ou via Sympla)

Espetáculo “O Amante”

Em um cenário de cumplicidade, amor e desejo, Sarah e Richard aproveitam as várias formas de se relacionar e fazem suas escolhas. Optam por um formato de vida fora dos padrões sociais, o que transforma o cotidiano do casal em uma arena de disputas e desafios. A peça aborda questões pertinentes sobre a vida conjugal que envolve tensão, amor e paixão e convida o espectador a refletir sobre suas próprias vivências em seus relacionamentos.

O ingresso para o espetáculo pode ser retirado pelo Sympla. O espetáculo possui recurso de acessibilidade com intérprete em libras.

22 de março (sábado) – 20h |Ingressos https://www.sympla.com.br/evento/conectar-a-arte-que-transforma-edicao-2025-espetaculo-o-amante/2811943

23 de março (domingo) – 19h | Ingressos https://www.sympla.com.br/evento/conectar-a-arte-que-transforma-edicao-2025-espetaculo-o-amante-copia/2811969

Encontre uma reportagem