Quem circula de carro, moto e caminhão em Belo Horizonte deve ficar ainda mais atento: desde segunda-feira (7), já funcionam 11 novos radares de fiscalização eletrônica em diferentes regiões da capital mineira.
De acordo com a BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), os equipamentos identificam o avanço de semáforo (DAS) e também detectam o tráfego de caminhões em locais proibidos (DTLP).
“O objetivo é propiciar melhores condições de segurança aos motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas”, justifica a BHTrans. Ainda conforme o órgão, os radares foram instalados em áreas críticas quanto ao risco de acidentes.
Confira onde estão os 11 novos radares em BH:
Endereço de instalaçãoSentidoTipoAv. Otacílio Negrão de Lima, Nº 1.064São Luiz/AeroportoDTLPAv. Otacílio Negrão de Lima com Rua Mussi Elias AbuidBandeirantes/BraúnasDTLPAv. Afonso Pena com Rua dos TamóiosMangabeiras/CentroDAS + DTLPAv. Augusto de Lima com Rua ParacatuBairro/CentroDAS + DTLPRua Paracatu com Av. Augusto de LimaBarro Preto/Santo AgostinhoDAS + DTLPAv. Bias Fortes com Rua dos GoitacazesBarro Preto/LourdesDAS + DTLPAv. Brasil com Av. Francisco SalesSanta Efigênia/SavassiDAS + DTLPRua dos Tupinambás com Av. Olegário MacielAv. do Contorno/Av. ParanáDAS + DTLPAv. Olegário Maciel com Rua dos TupinambásLagoinha/Barro PretoDAS + DTLPRua dos Tamoios com Av. Olegário MacielAv. do Contorno/Av. ParanáDAS + DTLPAv. Francisco Sales com Av. Bernardo MonteiroFloresta/Santa EfigêniaDAS + DTLP
O mapa com todos os radares em funcionamento em BH pode ser acessado aqui. Já neste link, está a lista completa dos equipamentos de fiscalização eletrônica na capital mineira.
Ainda segundo a BHTrans, o objetivo dos equipamentos do tipo DAS, que detectam avanços de semáforo, é “contribuir efetivamente para redução do número de acidentes e preservar vidas, sobretudo nos casos de atropelamentos”.
Já a funcionalidade DTLP visa fiscalizar e garantir o cumprimento das regras e horários para o tráfego de veículos de carga na cidade. Para casos excepcionais de veículos especiais, que ultrapassem a capacidade e horários estabelecidos, a BHTrans pode emitir uma Autorização Especial Para Trânsito de Veículo.
Fiscalização e mortalidade
O órgão ainda reforça que os radares e outros equipamentos de fiscalização contribuíram para a diminuição da mortalidade no trânsito de BH, mesmo com o aumento expressivo do número de veículos na cidade.
Segundo a BHTrans, entre 1999 e 2020, a frota de veículos licenciados mais que triplicou, passando de pouco mais de 655 mil em 1999 para mais de 2,2 milhões de veículos em 2020.
Por outro lado, a taxa de mortalidade, que representa o número de mortes para cada 10 mil veículos, caiu: o número era de aproximadamente 5,98 em 1999 e passou para 0,51 em 2019.
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