A Prefeitura de Matozinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras, iniciou neste mês de fevereiro as obras no Bairro São José. A contratação emergencial de empresa especializada, conforme Decreto Municipal n° 3934, de 08 de Janeiro de 2025, contempla a execução de sistema de drenagem, serviços de contenção, pavimentação asfáltica, meio-fio e sarjeta.
O projeto vai beneficiar as ruas 7A, 8A, 31, 10 e parte da Rua Uberaba, pontos mais afetados devido à urgência e aos riscos iminentes à segurança e à infraestrutura pública, ocasionados por problemas críticos de drenagem, deslizamentos de terra, alagamentos e deterioração das vias.
Outro ponto importante dessa iniciativa é a solução parcial do quantitativo de água pluvial que cai na MTZ-010, de forma que o fluxo que vem das ruas Uberaba e Pirapora, do Bairro Bom Jesus, seja direcionado, diminuindo o volume de água nessa região.
Para o Prefeito Italo Borges a importância dessa obra não é somente o desfecho de um impasse, que se arrasta há anos. “Em tempo recorde conseguimos unir forças da nossa equipe e tomar medidas imediatas para solucionar esse problema. Colocamos em primeiro lugar a vida das pessoas, principalmente os moradores das casas que apresentavam risco. É um marco, uma realização de um sonho, já que esse problema se repete há tanto tempo e os moradores já estavam sem esperança. É o novo trazendo inovação e resultados”, afirmou.
Vale ressaltar que as condições precárias dessas áreas afetaram diretamente a mobilidade urbana, a segurança dos cidadãos e a integridade de diversas estruturas, sendo essencial a celeridade dessas ações corretivas. Além disso, as chuvas intensas e as condições do solo causaram grandes erosões em vias do Bairro, colocando em risco a segurança dos moradores e motoristas.
A obra está avaliada em R$ 3.775.359,88 (Três milhões, setecentos e setenta e cinco mil, trezentos e cinquenta e nove reais e oitenta e oito centavos). O tempo estimado em contrato para execução é de seis meses, entretanto, a empresa tem intensificado os serviços e deu um prazo de três meses para conclusão, considerando as possíveis interferências climáticas.
Fonte e foto: Prefeitura de Matozinhos.