Pelo menos 69 garças morreram durante a poda de árvores realizada na tarde desta segunda-feira (10) em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Voluntários do Grupo de Resgate Animal de Belo Horizonte (GRABH) resgataram 165 aves vivas e encontraram três já mortas na Avenida Getúlio Vargas, na orla da Lagoa Central. Outras 66 não resistiram a caminho do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Belo Horizonte.
Entre os animais resgatados, a maioria era da espécie garça-vaqueira. Também foram encontrados cinco indivíduos de garça-branca-pequena, cinco de savacu e 24 filhotes, um deles ainda dentro do ovo. Todos foram levados para atendimento no Ibama.
A Prefeitura de Lagoa Santa informou que está apurando a poda realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e que convocou uma reunião para esclarecer os fatos e adotar medidas para evitar novos incidentes. A administração municipal afirmou ainda que a autorização para o serviço proibia a poda em áreas com ninhos e aves e que sanções foram aplicadas à empresa responsável.
Moradores e voluntários relataram que improvisaram caixas de papelão para resgatar as aves e acionaram as autoridades. A Polícia Militar registrou um boletim de ocorrência, e o Ministério Público de Minas Gerais instaurou um procedimento preliminar para investigar o caso.
Fonte: TV Globo e g1 Minas
Foto: Arquivo Pessoal