Após nove meses no espaço, dois astronautas devem finalmente retornar à Terra nesta terça-feira (18). A missão, que inicialmente deveria durar apenas oito dias, enfrentou sucessivos adiamentos, deixando os tripulantes por mais tempo do que o planejado na Estação Espacial Internacional (ISS).
A operação de resgate começou durante a madrugada, quando uma cápsula partiu da ISS com destino à Terra. A bordo estão dois outros astronautas, que auxiliarão na missão de retorno. O procedimento de descida está programado para ocorrer ao longo da tarde, com a entrada na atmosfera prevista para as 18h11 (horário de Brasília) e o pouso final estimado para as 18h57.
O local de pouso será na costa sudeste dos Estados Unidos, próximo à Flórida. Autoridades acompanham a operação de perto para garantir a segurança dos tripulantes.
Fonte: Itatiaia.