A Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) denunciou a destruição de uma gruta na comunidade de Botafogo, em Ouro Preto (MG), após uma escavação da mineradora Patrimônio Mineração. Segundo a entidade, a caverna foi soterrada entre a noite de sexta-feira (21) e a madrugada de sábado (22) sem autorização das autoridades.
A gruta estava registrada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas não foi mencionada no relatório espeleológico apresentado no processo de licenciamento ambiental. Imagens de drone flagraram uma retroescavadeira avançando sobre a caverna, e moradores denunciaram o caso à Polícia Militar, o que levou à paralisação temporária das atividades. No entanto, durante a madrugada, a escavação foi retomada, resultando no soterramento da gruta.
A destruição provocou protestos na BR-356, com apoio de entidades ambientalistas e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). A SBE considera o caso uma grave violação ambiental e cobra providências das autoridades. O g1 tentou contato com a mineradora e órgãos responsáveis, mas não obteve retorno até a última atualização.
Foto: Divulgação/SBE
Fonte: G1