O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará nesta quarta-feira (26) o julgamento que decidirá se o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados se tornarão réus no caso que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A sessão começará às 9h30, com o voto do relator, o ministro Alexandre de Moraes.
Na sessão desta terça-feira (25), a Primeira Turma do STF rejeitou todas as cinco preliminares apresentadas pelas defesas dos acusados. Os pedidos incluíam a transferência do caso para o plenário do Supremo, a suspeição de ministros e a anulação de provas. Apenas o ministro Luiz Fux divergiu ao defender a remessa do processo ao plenário, mas foi voto vencido.
A análise do mérito do caso começa nesta quarta-feira. Após o voto do relator, os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin apresentarão seus posicionamentos. A previsão é que a decisão final seja anunciada até o meio-dia.
Bolsonaro e seus aliados são acusados de crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Somadas, as penas podem chegar a 43 anos de prisão.
Foto: Gustavo Moreno/STF
Fonte: O Tempo