Em seu último dia no Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu, juntamente com sete aliados, sob a acusação de tentativa de golpe de Estado em 2022.
Lula afirmou que considera evidente a intenção de Bolsonaro de romper com a democracia e destacou que o ex-presidente também teria contribuído para um suposto plano de atentado contra sua vida.
“É visível que o ex-presidente tentou dar um golpe no país, é visível que ele tentou contribuir para o meu assassinato”, declarou Lula.
O presidente também criticou os pedidos de anistia apresentados por aliados de Bolsonaro. Para ele, esse tipo de solicitação é uma confissão de culpa.
“Não adianta ficar pedindo anistia antes do julgamento. Quando ele pede anistia, ele está dizendo que foi culpado”, disse Lula.
Para concluir, o chefe do Executivo mandou uma mensagem direta ao ex-presidente:
“Ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país.”
A decisão do STF não significa que Bolsonaro e os demais acusados foram considerados culpados ou inocentes, mas sim que os ministros da Primeira Turma entenderam haver indícios de crimes na denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Foto: Divulgação
Fonte: G1