fbpx

Comércio de BH não vai funcionar no Carnaval, determinam entidades

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O comércio de Belo Horizonte não vai funcionar no Carnaval deste ano, conforme decisão da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) compartilhada nesta terça-feira (15). Conforme anúncio da entidade, a convenção coletiva do setor será seguida apesar dos pedidos do poder público. Com isso, os empreendimentos podem abrir, mas a mão de obra dos empregados não poderá ser utilizada.

A decisão é contrária a uma concessão feita anteriormente por sindicatos da categoria, após pedido do prefeito Alexandre Kalil (PSD) e reunião com o mandatário. No fim de janeiro, ficou acordado que os comerciantes trabalhariam na terça de Carnaval e na quarta-feira de cinzas.

A CDL/BH, no entanto, baseia a decisão na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. “O Carnaval é um período conhecido por muitos como feriado. Contudo, nenhum dos dias de Carnaval é legalmente declarado feriado nacional ou municipal em Belo Horizonte”, esclarece.

Com isso, o funcionamento do comércio de BH no Carnaval fica da seguinte forma:

26/2 – Sábado: Funcionamento normal 27/2 – Domingo: Não haverá expediente (compensação antecipada do feriado de 21 de abril)28/2 – Segunda-feira: Não haverá expediente (Dia do Comerciário)1/3 – Terça-feira: Não haverá expediente2/3 – Quarta-feira: Não haverá expediente antes das 12h

Bancos e órgãos públicos

A CDL/BH ainda prestou esclarecimentos a respeito do funcionamento de bancos e órgãos públicos durante o Carnaval.

No caso dos bancos, a Resolução n°. 2.932 do Banco Central prevê que a segunda-feira e a terça-feira de carnaval não são considerados dias úteis.

Assim, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), por meio de comunicado, reforçou que nos dias 28 de fevereiro e 1° de março não haverá expediente ao público nas agências. Já na Quarta-feira de Cinzas (2 de março), o expediente começa às 12h, como de costume nos outros anos.

Já em relação aos órgãos públicos, o funcionamento será normal. Isso acontece porque a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) definiu que não haverá a decretação de ponto facultativo na capital, por causa da pandemia de Covid-19.

O post Comércio de BH não vai funcionar no Carnaval, determinam entidades apareceu primeiro em BHAZ.

Encontre uma reportagem