fbpx

MPF faz recomendação a concessionária para reparos em trechos da BR-040 em Minas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Ministério Público Federal (MPF) fez uma recomendação à concessionária responsável pela BR-040 em Minas Gerais para que faça reparos na rodovia em pontos atingidos pelas chuvas. Trata-se especialmente de 15 pontos, entre o Jardim Canadá, em Nova Lima, na Região Metropolitana, e Congonhas, na Região Central do estado.

Antes de expedir recomendação, o MPF fez uma vistoria na BR-040. No primeiro trecho indicado, a procuradoria pede que a Via 040 corrija a sinalização. Segundo o MPF, ela “é insuficiente, no acesso ao Jardim Canadá (Posto Chefão) e região”.

Já no trecho onde ocorreu o transbordamento do dique da Vallourec, entre os quilômetros 560 e 562, foi indicada a necessidade de placa nos dois sentidos, avisando sobre o risco e treinamento para ativação das equipes da Via 040, em caso de emergência.

Segundo o MPF, a vistoria realizada também indicou problemas de acesso a vários locais onde há risco, como no trevo de Piedade de Paraopeba. “Há necessidade de controle de tráfego, principalmente em feriados, e a falta de sinalização sobre ressalto no acesso que aumenta o risco para motocicletas”, detalhou.

Nos demais trechos vistoriados foram indicados outros reparos que vão de limpeza de sujeira em drenos a instalação de radar.

O procurador da República Fernando Martins, autor da recomendação, estabeleceu prazos para a resolução de cada um dos itens apontados, que vão de 15 a 90 dias para a solução do problema. A concessionária também deve informar ao MPF a evolução das obras recomendadas a cada 30 dias.

O que diz a Via 040

Em nota, a Via 040 disse que está em dia com o contrato de concessão e realiza manutenção permanente nos pontos citados.

“O esforço para colocar a rodovia em condições de trafegabilidade, nesse trecho, é ainda maior devido ao intenso tráfego de transporte das mineradoras”, afirmou.

Encontre uma reportagem