FÓRUM SETORIAL DE CULTURA MOVIMENTA MATOZINHOS NESTE SÁBADO (12); FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Política cultural de dança e música são temas dos painéis de discussão que vão tratar sobre gestão cultural e captação de recursos. 

O Fórum Setorial de Cultura Matozinhos Cidade Criativa começa neste sábado (12), com Painéis de discussão sobre Dança (manhã) e Música (tarde). O evento tem entrada gratuita para os agentes culturais e será realizado no Palácio da Cultura. Os encontros visam criar espaços de troca entre artistas da cidade e especialistas convidados, além de ampliar o acesso a conhecimentos sobre políticas públicas de fomento cultural.  

Trata-se de uma oportunidade valiosa de aprendizado e formação de redes culturais. “Em nossa cidade, artistas locais com trabalhos incríveis que podem ser realizados com recursos públicos, no entanto ainda não possuem clareza sobre como fazer essa captação, por isso o fórum traz dois especialistas nesse assunto para explicar quais são os caminhos”, explica Aline Tavares, diretora da Bravo Cultura e coordenadora do projeto. Além disso, os artistas locais terão a oportunidade de debater sobre seus trabalhos, desafios e potencialidades. A pauta de deliberações do fórum será encaminhada para a Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais, como regra do edital, e também à Secretária Municipal de Cultura de Matozinhos para auxiliar na tomada de decisões do governo municipal. 

A entrada por parte do público é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição prévia no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3OahyDdtcVibyJSKjAFPvRAuAjKA2YeucvF4JQheDUSoWGA/viewform?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAadjj9Cx76npXDSXIt-bPm6VZ6SnC9xUWirShx3sTey3meg9CCiy5CTAi8Ekbg_aem_77nfA8UIwzezK45a9uE1MQ

Mapeamento cultural traça fotografia do setor cultural da cidade 

O formulário de Mapeamento Cultural que circulou na cidade nos meses de fevereiro e março levantou dados de 215 agentes culturais da cidade e alguns importantes cenários foram revelados com a pesquisa. Mais de 70% dos agentes cadastrados informam que realizam suas atividades de forma amadora, ou seja, as atividades artísticas desempenhadas por eles não são suas principais fontes de renda. Mais da metade dos entrevistados informam que realizam seus projetos culturais com recursos próprios, enquanto cerca de 20% buscam patrocínios diretos com empresas. Mais de 50% informam que nunca captaram projetos por meio de editais públicos e 65% dos agentes culturais informam que o maior desafio é buscar recursos para manutenção de seus grupos. 

Esses são alguns dos dados colhidos na pesquisa que podem trazer informações relevantes para a formulação da política de cultura estadual e municipal. Os dados acima demonstram, por exemplo, um espaço importante de profissionalização, ou seja, uma oportunidade de desenvolvimento da economia criativa, criando postos de trabalho e renda e colaborando para o desenvolvimento econômico local. Há uma gama de editais públicos de cultura que pode trazer recursos para os fazedores de cultura, seja pela isenção de impostos das empresas (leis de incentivo), seja pelo repasse direto de verbas públicas. Os dados também apontam a importância da proposição de editais que colaborem com os grupos culturais em sua manutenção, ou seja, nos pagamentos de despesas de custeio, como água, luz, aluguel, material, oficineiros, produtores, entre outros. Essa necessidade chega mais forte no mapeamento do que os editais para eventos culturais, então isso comunica de certa forma com os governos que estão trabalhando nos lançamentos dos editais.  

Os dados completos do mapeamento cultural serão apresentados no Fórum Setorial Matozinhos Cidade Criativa que acontecerá neste sábado (12), no Palácio da Cultura, disponibilizados no instagram da Bravo Cultura e enviados para as secretarias de cultura do Estado e Município. 

CULTURA POPULAR E AFRO-BRASILEIRA GANHAM PAINEL DEDICADO EM MOCAMBEIRO 

O Fórum se estende ao longo do mês e traz uma programação especial no dia 27 de abril (domingo) com o Painel de Cultura Popular e Afro-brasileira, que acontece na tradicional Barraca de Nossa Senhora do Rosário, em Mocambeiro. O encontro reunirá Grupos de Reinados tradicionais da cidade e que atuam na valorização e salvaguarda de saberes ancestrais: Folia de Reis de Mocambeiro, Guarda Nossa Senhora do Rosário de Mocambeiro e Candombe de Mocambeiro, além da Guarda Nossa Senhora do Rosário de Matozinhos e Guarda de Moçambique São Benedito de Matozinhos.  

O convidado para discutir sobre cultura popular e afro-brasileira é Pai Ricardo de Moura, zelador da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente e Rei Congo da Guarda de São Jorge do bairro Concórdia (BH), que trará reflexões sobre religiosidade, cultura e preservação das tradições afro-brasileiras. O zelador é responsável pelo tombamento das festas de Iemanjá e de Preto Velho como patrimônio cultural de Belo Horizonte e executa vários projetos com recursos municipais, estaduais e federais. A programação inclui ainda a presença do Museu Oju Aiyê. 

CAPACITAÇÃO GRATUITA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS TAMBÉM FAZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO 

Encerrando o ciclo do Fórum, será oferecido o Curso de Elaboração de Projetos para Editais Públicos, com encontros nos dias 3, 10 e 17 de maio, sempre das 8h às 12h, no Palácio da Cultura. A formação será conduzida por Aline Tavares, especialista em gestão de projetos culturais. 

Voltado a artistas, produtores e coletivos culturais de Matozinhos, o curso abordará desde a formatação de propostas até estratégias de captação de recursos, com foco na viabilização de ações culturais sustentáveis por meio de editais e leis de incentivo. As vagas são limitadas, as inscrições são gratuitas e estarão disponíveis a partir de 12 abril no Instagram @BravoCultura. 

SERVIÇO: 

FÓRUM SETORIAL DE CULTURA – MATOZINHOS CIDADE CRIATIVA  

Painéis de Dança e Música – 12 de abril de 2025 – das 8h às 18h, Palácio da Cultura 

Painel de Cultura Popular e Afro-brasileira: 27 de abril, das 8h às 13h, Barraca Nossa Senhora do Rosário de Mocambeiro. 

Entrada gratuita 

📍 Painel de Dança 

🗓 12/04 | ⏰ 8h às 13h | 📌 Palácio da Cultura 

Convidada: Violeta Penna (BH) 

Artistas locais: Fábio Jardim, Ester Clemente, Jéssica Oliveira, Ana Maria Santos 

Apresentações culturais: Ester Clemente Escola de Dança, Studio Jéssica Oliveira, Ballet Parque Ecológico Barrocão – Ana Maria Santos 

📍 Painel de Música 

🗓 12/04 | ⏰ 14h às 18h | 📌 Palácio da Cultura 

Convidado: Léo Dias (Mtz/BH) 

Artistas locais: Maria Fernanda, Cristiane Duarte, Maysa Ankara, Heráclito Maia, Rogério Boca, Mallaqa e PG.  

Apresentações culturais: Rogério Boca, Heráclito, Mallaqa e PG (Movimento Vozes Daqui). 

📍 Painel de Cultura Popular e Afro-brasileira 

🗓 27/04 | ⏰ 8h às 14h | 📌 Barraca N. Sra. do Rosário – Mocambeiro 

Convidado: Pai Ricardo de Moura 

Participações: Folia de Reis de Mocambeiro, Guarda Nossa Senhora do Rosário de Mocambeiro e Candombe de Mocambeiro, Guarda Nossa Senhora do Rosário de Matozinhos, Guarda de Moçambique São Benedito de Matozinhos e Museu Histórico Oju Aiyê. 

📍 Curso de Elaboração de Projetos 

🗓 03, 10 e 17/05 | ⏰ 8h às 12h | 📌 Palácio da Cultura 

Facilitadora: Aline Tavares (Bravo Cultura) 

🎯 Inscrições gratuitas via @BravoCultura 

Encontre uma reportagem