Minas Gerais lidera ranking nacional com 3 milhões de novas Carteiras de Identidade emitidas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Minas Gerais atingiu um marco importante na modernização dos serviços públicos: o estado é o líder nacional em emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN), com 3 milhões de documentos expedidos. O avanço é resultado de uma série de ações do Governo de Minas, por meio da Polícia Civil (PCMG) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), que investiram em equipamentos, capacitação de servidores e ampliação do atendimento nas UAIs e postos de identificação.

A média atual de emissões no estado é de 12 mil documentos por dia, de acordo com o Instituto de Identificação de Minas Gerais (IIMG). O serviço está disponível em delegacias da Polícia Civil e em 53 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) em todo o estado.

Durante visita à UAI Praça Sete, em Belo Horizonte, o vice-governador Mateus Simões destacou a importância do feito:

“A marca de 3 milhões de carteiras emitidas é reflexo de um trabalho consistente de modernização, investimento em tecnologia e melhoria dos serviços. Esse avanço representa cidadania na prática”, afirmou.

Segundo a chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gamboge, Minas Gerais está entre os poucos estados que entregam o documento em casa, graças à parceria com os Correios.

Ampliação do atendimento

A Seplag-MG ampliou de 5 mil para 11 mil vagas diárias para agendamento da emissão da CIN nas UAIs entre 2024 e março de 2025. Na capital mineira, a UAI Praça Sete oferece 2 mil vagas por dia. As vagas são liberadas de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, com prazo de até 10 dias para agendamento.

A secretária de Planejamento, Silvia Listgarten, destacou a melhoria no tempo médio de atendimento, que caiu de 20 para 15 minutos, e o aumento da equipe técnica nas unidades.

Além das UAIs, a emissão da CIN também é feita por mutirões itinerantes, promovidos pelo Instituto de Identificação, que leva o serviço até comunidades sem postos fixos, e em ações sociais em parceria com outras instituições.

Sobre a nova identidade

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) unifica o número de identificação em todo o país, adotando o CPF como número único. A medida visa reduzir fraudes e garantir mais segurança e praticidade.

O modelo anterior continua válido até 23 de fevereiro de 2032, mas é recomendável a substituição em casos de danos, foto desatualizada ou dados ilegíveis.

A CIN pode ser emitida em versão impressa (enviada pelos Correios) e digital, acessível pelo Gov.br, permitindo a inclusão de informações como:

  • CNH
  • Cartão do SUS
  • Título de eleitor
  • Certificado de reservista
  • Tipo sanguíneo (com apresentação de comprovante)

Para mais informações e agendamento do serviço, o cidadão pode acessar o portal do Governo de Minas ou o MG App.

Encontre uma reportagem