O famoso efeito sanfona é familiar para muitas pessoas. O fato de emagrecer rápido e logo depois ganhar o peso novamente torna-se cada vez mais comum, uma vez que estão disponíveis no mercado medicamentos e alimentos “super poderosos” ou “milagrosos”. E eles podem ser muitos perigosos do ponto de vista médico e nutricional.
Clinicamente, recomenda-se que a perda de GORDURA não ultrapasse muito de 5kg por mês para que essa perda não influencie no metabolismo. A frequência de perda de peso rápida e sem acompanhamento nutricional pode reduzir o metabolismo.
Outro fato que devemos levar em consideração é que quando há perda de peso muito rápida se perde água, vitaminas, minerais, músculo e pouca gordura. Mas quando se ganha o peso novamente ganha-se basicamente gordura. Desta forma, a pessoa pode voltar ao mesmo peso de antes, porém com mais gordura corporal do que antes. E isto vira um ciclo, pois quanto mais músculos temos mais energia gastamos para exercer as atividades do dia a dia e, com isso, o metabolismo acelera. Perdendo músculos na perda de peso rápido a tendência é que o metabolismo fique cada vez mais lento favorecendo o acúmulo de gordura. Desta forma, ficará cada vez mais difícil perder gordura e cada vez mais fácil acumular gordura.
Vale ressaltar que uma dieta restritiva por um curto prazo pode sim ter benefícios (motivação, bem estar, normalização de glicemia e colesterol, entre outros) desde que acompanhada por um nutricionista.
Devemos entender, de uma vez por todas, que não há milagre na perda de gordura. Para que o processo seja saudável, sem riscos, com benefícios à saúde e duradouro a estratégia utilizada deve ser envolver uma dieta nutricionalmente balanceada para suas necessidades, prática de exercícios físicos regular e equilíbrio emocional. E sim! Se quiser manter o peso desejado e a saúde conquistada, estes hábitos deverão se estender pelo resto da sua vida.
Me envie sugestões de temas para as próximas postagens: 31 98872-3586
Um grande abraço e até a próxima!
Roberta Bianchinni
Nutricionista
CRN 16351
@nutrirobertabianchinni