Reconhecido como um dos maiores eventos culturais do Brasil, a Bienal Mineira do Livro chega com grandes novidades e espera um público de mais de 300 mil pessoas no evento. Realizada pela Câmara Mineira do Livro, a Bienal acontece entre os dias 03 e 10 de maio, no Centerminas Expo. Com o tema “Viver é Plural. Ler é Plural”, inspirado na obra de João Guimarães Rosa, a Bienal valoriza a pluralidade da experiência humana e o poder transformador da leitura.
O evento reunirá importantes nomes da literatura mundial e será dividido em setores oferecendo palestras e debates sobre questões de relevância social e cultural com autores de best-sellers nacionais e internacionais. O escritor mineiro Ernane Alves é um dos nomes confirmados na Bienal Mineira do Livro 2025.
A PRUFTECHNIK MGS está apoiando a participação de Ernane Alves na Bienal Mineira do Livro 2025. Uma característica forte da PRUFTECHNIK MGS é que a marca é uma empresa global com posicionamento local e isso é algo em comum com o Ernane Alves. Apesar de ter se tornado o artista mais influente e bem sucedido de sua Terra Natal, Ernane sempre valorizou Pedro Leopoldo em seus trabalhos. Em mais de duas décadas de carreira, Ernane Alves, levou o nome do município aos mais importantes eventos culturais da América Latina. Seja no cinema com o festejado “Causos da Melhor Idade – de Cachoeira das Três Mocas à Pedro Leopoldo”, nas artes visuais com inúmeras exposições ou por meio da literatura, onde Pedro Leopoldo é muito citada em suas obras. “Os meus leitores me escrevem – por meio do fale conosco da minha assessoria -, relatando suas experiências com a minha escrita. Curioso que muitos dizem ter muita vontade de conhecer a terra onde nasci, de tanto que cito Pedro Leopoldo nos meus livros.” Comenta Ernane. “A Cultura reafirma a identidade de um povo! E por meio da Arte, nós, Artistas, levamos beleza e reflexão às pessoas. A interação com Grandes Marcas sempre foi uma estratégia na minha carreira, porque acredito que todos nós nos fortalecemos enquanto sociedade quando há diálogo entre as pessoas!” finaliza Alves.
Ernane Alves participará da Bienal em duas datas; 03 de maio às 17h, no Espaço Multiverso e no dia 06 de maio às 15h no Auditório Diadorim com uma atividade voltada para profissionais e alunos da rede pública estadual de ensino com um debate sobre o Autismo e os Desafios do Ambiente Escolar. A Bienal promove, ainda, uma sessão de autógrafos do festejado O Garoto Satélite – Autismo e Sexualidade, segundo livro de Ernane Alves que vem recebendo excelentes críticas, inclusive do escritor João Anzanello Carrascoza, três vezes vencedor do Prêmio Jabuti.
Sobre o Ernane Alves:
Diagnosticado com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em 2009, Ernane só começou a abordar publicamente o tema em 2019 — e, desde então, tem impactado o Brasil com sua arte, sua voz e sua luta. Modelo, artista visual, cineasta e escritor premiado, Ernane transformou sua vivência em potência criativa e mobilizadora.
Dirigiu nomes como Sandy Leah, Bruno Gagliasso e Deborah Secco, e, em 2021, foi reconhecido com o Prêmio Orgulho Autista por sua atuação inspiradora.
Autor dos livros Colapso Azul – Um olhar particular sobre o Autismo e O Garoto Satélite – Autismo e Sexualidade, Ernane tem emocionado e transformado leitores por todo o país. Suas obras marcaram presença em grandes eventos como a Bienal de São Paulo, a Feira de Porto Alegre, a Flitabira, e agora retorna à Bienal Mineira do Livro, onde ele ministrará uma palestra especial voltada para a rede pública de ensino.
Ernane Alves é prova viva de que a literatura pode ser ferramenta de acolhimento, informação e transformação social.