Mais de 1 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados do INSS

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já registraram mais de 1 milhão de pedidos de reembolso referentes a descontos não autorizados feitos por entidades associativas. Até a tarde desta quinta-feira (15), 1.051.238 segurados formalizaram a contestação pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Outros 17.963 beneficiários informaram que os descontos foram autorizados.

O serviço para consultar os descontos e abrir processos de reembolso está em funcionamento desde terça-feira (13). Cerca de nove milhões de segurados começaram a ser notificados sobre os descontos, podendo verificar qual entidade realizou o desconto.

Os descontos estão sob investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que apuram fraudes envolvendo associações que teriam feito cobranças indevidas sem autorização dos beneficiários.

As entidades que tiverem descontos contestados deverão comprovar a adesão voluntária dos segurados ou devolver os valores em até 15 dias úteis. O valor devolvido será repassado ao Tesouro Nacional para posterior restituição ao beneficiário.

O INSS alerta para o aumento de golpes e reforça que o contato oficial ocorre somente pelo aplicativo Meu INSS, site e canais verificados do instituto. Beneficiários devem evitar links suspeitos e contatos não oficiais.

Foto: Agência Brasil

Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 15/05/2025

#INSS #descontos #reembolso #fraude #segurados #segurança #golpes #entidadesassociativas

Encontre uma reportagem