A norte-americana Katelyn Samples postou uma foto de seu filho mais novo, Locklan Samples, no Instagram, no passado. Então, um estranho lhe enviou uma mensagem e deixou a mulher preocupada. Ele perguntou se seu filho de 10 meses havia sido diagnosticado com síndrome do cabelo impenteável.
“No começo, você ouve ‘síndrome’ e fica tipo ‘Oh meu Deus’, tipo, há algo errado com meu bebê? Ele está com dor ou algo assim?”, disse a mãe ao Good Morning America, programa matinal da ABC, ao comentar a interação.
Após o questionamento do estranho, ela foi procurar um pouco mais sobre o caso no Google. “Liguei para o pediatra dele e ele disse: ‘Espere, vamos analisar isso’. O médico também não tinha ouvido falar disso. Então ele nos mandou para um especialista, um dermatologista pediátrico da Emory, em Atlanta, e foi aí que conseguimos o diagnóstico”.
O que é?
A síndrome do cabelo impenteável é um distúrbio capilar raro e uma condição genética que geralmente afeta crianças com idades entre três meses e três anos, embora haja relatos de casos em crianças de até 12. De acordo com o NIH (Instituto Nacional de Saúde dos EUA), apenas cerca de 100 casos têm foram relatados em estudos médicos, mas especialistas dizem que pode haver mais casos não relatados.
“As pessoas podem pensar: ‘Oh, meu filho tem cabelos rebeldes ou cabelos difíceis de domar’, mas eles podem não ter procurado um profissional médico, como um pediatra ou dermatologista, para diagnosticar formalmente a condição”, explica Carol Cheng, dermatologista pediátrica da UCLA Health.
De acordo com a médica, as crianças com a síndrome do cabelo impenteável, também chamada de ‘cabelo de vidro fiado’, podem ter cabelos que crescem em todas as direções e seus cabelos podem ser cor de palha, ter uma textura opaca ou ser difícil de pentear.
Um especialista pode diagnosticar a síndrome do cabelo impenteável por meio de um teste genético e do exame de um corte de cabelo por meio de microscopia eletrônica, processo que utiliza um tipo especial de microscópio.
“Quando você olha sob esse microscópio, você pode ver que, em vez de ter cabelos em forma de cilindro… a haste do cabelo é na verdade mais em forma triangular”, explicou a médica. “Dentro do triângulo, existem esses pequenos sulcos que sobem e descem ao longo do eixo do cabelo, por isso o torna realmente impenteável”.
Viver com a síndrome
Apesar do nome da síndrome, Samples disse que ainda pode pentear o cabelo de Locklan por enquanto, mas não precisa fazê-lo com frequência e, no geral, é uma manutenção relativamente baixa.
“Ele pode ficar emaranhado facilmente. É muito frágil. Pode ficar emaranhado e eu tenho que ter cuidado”, disse a mãe. Ela ainda disse que muitas pessoas ficam muito curiosas sobre o cabelo de Locklan tanto em público quanto online.
“Recebemos muitos comentários sobre ele se parecer com um dente de leão e essa é realmente uma descrição muito precisa da aparência e de como se sente”, disse Samples. “Seu cabelo é extremamente macio, como um pintinho. As pessoas vão pedir para tocá-lo, o que está tudo bem para nós, desde que peçam antes”.
O post Criança com ‘síndrome do cabelo impenteável’ viraliza e desperta curiosidade nas redes apareceu primeiro em BHAZ.