O aplicativo de mensagens WhatsApp já planejou e está testando um novo método para combater as Fake News. Nos últimos anos, em períodos eleitorais e, recentemente, no período pandêmico em que vivemos, a plataforma foi duramente criticada por não conseguir conter a propagação de notícias mentirosas.
Há dois anos, a empresa passou a identificar automaticamente mensagens encaminhadas em massa (mais de quatro vezes). Por conta da criptografia ponta a ponta, o WhatsApp não consegue ler o conteúdo das mensagens, mas inclui um contador que permite acompanhar quantas vezes algo é compartilhado na plataforma.
Segundo informações do site “Gizmodo”, a Meta (dona do WhatsApp, Facebook, Instagram e outros aplicativos) está planejando diminuir o encaminhamento de mensagens para apenas um grupo de cada vez, com o intuito de barrar a disseminação de falsas notícias. “A novidade está sendo testada na recém-lançada versão beta (2.22.7.2) do famoso aplicativo de mensagens”, afirma o site.
O fato de a pessoa precisar repetir o mesmo processo toda vez que for encaminhar uma mensagem pode diminuir as fake news, pois o processo é “entendiante”. “Ainda não informações sobre quando a nova regra entrará em vigor, mas, é provável, que ela esteja disponível antes de outubro, quando ocorre a eleição presidencial no Brasil.”, afirma Hemerson Brandão, do site “Gizmodo”.