O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se irritou durante uma audiência nesta segunda-feira (19) e repreendeu o advogado Eumar Novacki, defensor do ex-ministro Anderson Torres. O episódio ocorreu durante o depoimento do general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, no âmbito da investigação sobre um suposto plano de golpe de Estado.
Durante a audiência, Novacki questionava o general sobre eventuais reuniões entre Torres, os chefes das Forças Armadas e o então presidente Jair Bolsonaro (PL), buscando informações sobre discussões relacionadas a uma possível ruptura democrática. No entanto, após o advogado repetir a mesma pergunta de formas diferentes, Moraes interveio.
“Não vou permitir que o senhor faça circo no meu tribunal”, disse o ministro, ao afirmar que a repetição das perguntas poderia ser uma tentativa de induzir a testemunha.
Novacki reagiu dizendo que gostaria de receber o mesmo tratamento dado ao procurador-geral da República e alegou estar sendo desrespeitado. Moraes, então, respondeu de forma firme:
“Vossa senhoria já foi desrespeitoso quando disse que não haveria necessidade da advertência do falso testemunho. Isso é previsão legal. Se vossa senhoria ler o Código de Processo Penal, saberia disso. Vamos continuar com tranquilidade, mas sem repetição exaustiva de perguntas”, completou o ministro.
Foto: Rosinei Coutinho / SCO / STF
Fonte: Itatiaia | Reportagem de Gabriel Máximo
#alexandredemoraes #andersontorres #stf #audiênciapública #golpedeestado #justiça #direito #advocacia #política #brasil