Aluguel sobe mais que o dobro da inflação e dificulta acesso à moradia nas capitais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O valor dos aluguéis residenciais continua em alta no Brasil e já acumula um aumento de quase 13% nos últimos 12 meses, segundo levantamento recente. A variação é mais que o dobro da inflação oficial, que ficou em 5,53% no mesmo período. Em abril, a alta foi de 1,25%, também acima do índice de inflação do mês, que registrou 0,43%.

Capitais como Salvador e Belo Horizonte estão entre as que mais sentiram o impacto, com aumentos de até 30% na locação. Entre os principais fatores estão mudanças nos planos diretores urbanos, que limitaram o aproveitamento dos terrenos, encarecendo imóveis e pressionando os preços da locação. Em algumas cidades, isso também provocou a migração de moradores para regiões periféricas.

A taxa Selic elevada também contribui, já que torna os investimentos financeiros mais atrativos que a compra de imóveis, reduzindo a oferta de unidades para alugar. Outros entraves incluem altos custos cartoriais e a valorização dos imóveis, que acabam encarecendo ainda mais o mercado.

O aumento no aluguel tem forçado inquilinos a renegociar contratos ou buscar imóveis menores e mais simples. Para reverter esse cenário, seriam necessárias medidas econômicas como a redução da Selic, dos custos de construção e incentivos à compra de imóveis por meio de desoneração fiscal.

📸 Foto: Flavio Tavares / O Tempo

📄 Fonte: O Tempo – 22/05/2025

#mercadoimobiliário #aluguel #economia #moradia #inflação #selic #cidades #habitação

Encontre uma reportagem