A décima operação de repatriação de brasileiros deportados dos Estados Unidos neste ano deve ocorrer nesta sexta-feira, 23 de maio. A aeronave utilizada será novamente um Airbus A321 com capacidade para 194 passageiros, fretado por uma companhia aérea norte-americana, conforme informações disponíveis no sistema de voos programados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Diferente das primeiras operações de 2025, que tinham como destino o Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, o voo terá como ponto final o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), no Nordeste do Brasil. O trajeto contará com duas escalas para reabastecimento: a primeira em Santa Lúcia e a segunda em Trinidad e Tobago.
A decolagem dos Estados Unidos está prevista para 20h30 (horário de Brasília), com chegada ao Brasil prevista para as 5h da madrugada de sábado, 24 de maio. No domingo, 25 de maio, a mesma aeronave deve partir de volta aos EUA às 9h da manhã, levando a equipe responsável pelo acompanhamento do voo.
Após o desembarque em Fortaleza, há expectativa de que a Força Aérea Brasileira (FAB) faça o transporte dos deportados para Confins, utilizando aviões como o KC-30 (Airbus A330-200) ou KC-390 Millennium, que têm sido usados com frequência nessas missões.
Essas operações de deportação fazem parte de medidas adotadas pelas autoridades americanas para repatriar estrangeiros que violaram leis de imigração, permaneceram ilegalmente no país, cometeram crimes ou foram classificados como riscos à segurança nacional.
Desde 2019, mais de 12 mil brasileiros foram deportados segundo dados oficiais. Considerando-se as ações desde 2001, o número ultrapassa 50 mil.
Foto: Eduardo Spotter MAO / Plane Spotters Manaus
Fonte: ANAC e dados do Departamento de Segurança Interna dos EUA
#deportação #brasileirosnosEUA #fortaleza #a321 #aviação #migração #voosinternacionais #anac #repatriação