fbpx

Concessão da 381 e da 262 pode sair até o fim de 2022

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O governo federal pretende relançar, ainda este ano, o processo de concessão do sistema rodoviário das BRs 381 e 262, que compreendem os trechos entre Belo Horizonte e Governador Valadares (Rio Doce) e entre a Capital mineira e Viana (ES).

O anúncio foi feito pelo secretário nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa Vieira, em audiência pública da Comissão Extraordinária das Privatizações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na quinta-feira (10).

Ele justificou que durante as negociações para a concessão foram encontrados problemas técnicos e econômicos que poderiam inviabilizar o projeto. Entre eles, citou o ambiente desfavorável em função da pandemia da Covid-19 e do descontrole da inflação.

Marcello Vieira acrescentou que a guerra entre Rússia e Ucrânia aprofundaram as dificuldades, ao interferirem na alta desenfreada dos preços de insumos que são fundamentais ao setor da construção civil, especialmente o petróleo. “Demos um passo para trás para dar dois pra frente”, afirmou.

O secretário disse que outros problemas também foram observados, como desafios com o relevo montanhoso da região e com barreiras que caíram com as fortes chuvas, trazendo insegurança aos operadores.

O projeto prevê obras de melhorias, ampliação e intervenções na malha que abrange 686,10 quilômetros. O cálculo de Marcello Vieira é de que os investimentos sejam da ordem de R$ 13 a R$ 15 bilhões no contrato, previsto para 30 anos.

Encontre uma reportagem