Em casa, na escola, no passeio, na casa dos avós, dos amigos e onde for temos que sempre estar de olhos em nossos pequenos. Este tema tão importante quero sempre compartilhar com vocês, não para amedrontá-los, mas para preveni-los e evitar que nossos pequenos sofram acidentes, que muitas vezes são irreparáveis.
Sem mais delongas, vou falar hoje sobre um tema muito importante, e com a chegada do mundo digital em nossa casa, aumenta o risco de acidentes com energia elétrica. Segundo dados da Abracopel, 67 pequenos tiveram a vida ceifadas no ano de 2019 e segundo um profissional do Hospital João XXIII que é referência em atendimentos de queimaduras, me relatou que os casos com choque elétricos aumentaram de maneira assustadora com a quarentena.
Como o acidente por choque elétrico ocorre? O acidente ocorre decorrente de uma condição insegura e nossas crianças que estão descobrindo o mundo, têm curiosidade para tudo, em tocar, sentir, colocar o dedo nos lugares mais difíceis e quanto menor é o nosso pequeno, mais curiosidade ele tem e mais perigoso qualquer objeto se torna, como uma simples tomada, uma extensão ou equipamentos energizados podem causar uma lesão grave.
Mas isso é grave? Com certeza. Qualquer voltagem é GRAVE, já que os corpos dos nossos bebês são pequenos, um choque com a tensão acima de 50 volts é possível ocorrer uma lesão, como parada cardíaca e respiratória, arritmia e até sofrer danos como queimaduras internas e externas.
Como posso evitar? Se o acidente ocorre decorrente de uma condição insegura, devemos eliminar toda e qualquer condição desse tipo. Abaixo listei algumas ações que você, papai e mamãe pode fazer para acabar com este perigo:
– Água e eletricidade não combinam: mantenha sempre seu pequeno longe de aparelhos elétricos que por alguma razão usa-se água, como bombas, mangueira com pressão. Sempre verifique a fiação, se possível deixe-a longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos secas;
– Use tomadas no novo padrão e utilize protetores;
– Não deixe ao alcance da criança as extensões e cabos, eles podem estar com algum dano. Esconda-os atrás do mobiliário ou tire do alcance das crianças.
– Não utilize o “T” (benjamim), pois pode causar curtos circuitos e incêndio;
– Observe o local para soltar pipas. Procure lugares abertos e afastados da rede elétrica;
– Nunca use fios metálicos e nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutoras de energia e podem causar a morte;
– Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma danificar o isolamento de fios da rede elétrica;
– Ao utilizar equipamentos de baixa voltagem como celulares, tabletes ou vídeo games de mão, garanta que não estejam energizados, há vários relatos de explosão;
– Durante a chuva, desligue todos equipamentos da tomada;
– Instale um dispositivo Diferencial Residual (DR) no quadro de eletricidade, além de fio terra nas tomadas;
– Renovar as instalações elétricas a cada 10 anos;
Com as ações acima, podemos minimizar os riscos dos nossos pequenos, para que eles possam divertir com SEGURANÇA!!!
Leonardo Torres
Engenheiro Mecânico
(31) 99675.6239