Casos de síndrome respiratória seguem altos entre idosos e crianças no país

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O mais recente boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz nesta quinta-feira (5), alerta que os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por Influenza A e vírus sincicial respiratório (VSR) continuam elevados no Brasil. A mortalidade nas últimas oito semanas é semelhante entre crianças e idosos, com destaque para a Influenza A entre os mais velhos e rinovírus entre os pequenos.

A pesquisadora Tatiana Portella destaca sinais de estabilização em alguns estados, mas reforça que os índices ainda são preocupantes. Ela alerta para a importância da vacinação, especialmente para grupos vulneráveis como crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.

Em crianças de até 4 anos, o VSR é o principal responsável pelos casos de SRAG, seguido por rinovírus e Influenza A, que também afetam adolescentes. Já em idosos a partir de 65 anos, jovens e adultos, a Influenza A é a principal causa de hospitalizações.

Atualmente, 25 dos 27 estados e 15 capitais estão em níveis de alerta, risco ou alto risco para SRAG, com tendência de crescimento em longo prazo.

📸 Foto: Divulgação / Agência Brasil

📝 Fonte: Agência Brasil – Leia na íntegra

#SRAG #gripe #influenzaA #vrs #idosos #crianças #saúdepública #vacinação #fiocruz #infogripe

Encontre uma reportagem