fbpx

Está com alguma pendência no título de eleitor? Saiba como regularizar a situação em MG

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

No dia 4 de maio ocorre o fechamento do cadastro eleitoral, e o cidadão que estiver com alguma pendência relacionada ao título de eleitor deve ficar atento.

Em Minas Gerais, alistamento, inclusão do nome social, atualização de dados cadastrais, transferência para seção com acessibilidade, transferência de município e regularização podem ser realizados presencialmente ou virtualmente.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), no estado 1.231.568 eleitores precisam regularizar a situação. Veja como fazer:

Presencialmente

  • Devido à pandemia, a Justiça Eleitoral recomenda que seja dada preferência à solicitação on-line
  • No entanto, quem desejar atendimento presencial é recomendável que seja agendado dia e horário para evitar filas e aglomerações. A distribuição no fluxo de pessoas contribui para prevenir a disseminação do Coronavírus.
  • O agendamento pode ser feito no site do TRE ou pelo Disque-Eleitor – telefones 148 ou (31) 2116-3600
  • O atendimento nos cartórios é de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h
  • Minas Gerais tem 304 zonas eleitorais em 254 cidades. Clique aqui e veja a relação completa com endereços e telefones
  • A coleta da biometria está suspensa, conforme estabelecido na Resolução TSE nº 23.615/2020 e confirmado pela Resolução TSE nº 23.667/2021. Mesmo assim, quem está com o título cancelado por ausência da revisão biométrica pode solicitar a regularização para poder votar em 2022
  • Quem já está com o título em dia e quer apenas cadastrar a biometria não precisa buscar atendimento por enquanto

Virtualmente

  • Antes de iniciar o requerimento no site do TRE, a pessoa deve consultar se tem algum débito com a Justiça Eleitoral. Em caso de pendências é necessário fazer o pagamento da multa por boleto, PIX ou cartão de crédito.
  • Depois, é só preencher corretamente os dados solicitados e anexar os seguintes documentos: frente e verso de um documento oficial de identidade, selfie segurando o documento ao lado do rosto, comprovante atual de endereço, comprovante de quitação do serviço militar (para pessoas do sexo masculino que solicitarem atendimento no ano em que completam 19 anos).
  • Ao terminar de preencher o formulário, o eleitor receberá um e-mail com um número de protocolo, que poderá ser usado para acompanhar o processamento do pedido no sistema de acompanhamento do Título Net. O prazo para conclusão do atendimento vai depender do volume de pedidos recebidos pelo cartório responsável por cada município ou região.
  • O eleitor que solicitar atendimento pelo Título Net não receberá via impressa do título em casa. Quando o pedido de atendimento tiver sido concluído, é só baixar o aplicativo e-Título no celular para consultar os dados da inscrição eleitoral e local de votação

Clique aqui e veja a sua situação eleitoral.

Encontre uma reportagem