Concessão do Vetor Norte segue sem leilão; novo diretor da Artemig fala sobre desafios e fiscalização de projetos em MG

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O novo diretor-geral da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig), Breno Longobucco, falou sobre os principais desafios e projetos em andamento no setor de transportes no estado. Indicado pelo governador Romeu Zema (Novo), Longobucco teve seu nome aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta semana.

Em entrevista à rádio Itatiaia, ele destacou que a Artemig, criada recentemente, terá papel essencial na fiscalização dos contratos de concessão, com foco na garantia de investimentos e na melhoria da mobilidade dos mineiros. “Nosso papel será acompanhar e cobrar o cumprimento dos contratos. Isso é o que vai garantir que os serviços melhorem efetivamente para o cidadão”, afirmou.

Entre os temas abordados, estão projetos polêmicos e aguardados, como o Rodoanel Metropolitano, a concessão da MG-050, a expansão do metrô de Belo Horizonte e, principalmente, a concessão do Vetor Norte, trecho que liga a capital ao Aeroporto Internacional de Confins.

Vetor Norte segue sem data de leilão

A concessão do Vetor Norte, que inclui rodovias próximas à capital, é um dos projetos mais contestados. A proposta original, que previa pedágios em trechos muito próximos de Belo Horizonte, enfrentou forte resistência da população e de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). A modelagem chegou a ser revista, mas o processo ainda está em análise judicial e sem previsão de leilão.

Longobucco explicou que, nesse caso, a atuação da Artemig será posterior. “A lei prevê que a Artemig atue na fiscalização, mas a Seinfra continua sendo o poder concedente responsável pela modelagem das novas concessões. Uma vez modelado o contrato e executado o leilão, ele migra para a Artemig. No caso do Vetor Norte, é um contrato que está em discussão. A agência vai acompanhar em que pé está, mas a atuação de fiscalização é posterior”, esclareceu.

Fonte: Rádio Itatiaia – Marcelo da Fonseca, 03/07/2025

#MinasGerais #VetorNorte #Artemig #Zema #Mobilidade #Concessões #MetrôBH #MG050 #Rodoanel

Encontre uma reportagem