A escolha dos detalhes da decoração de um ambiente diz muito sobre o gosto e personalidade do indivíduo que irá utilizá-lo. Veja abaixo algumas opções de estilos de decoração e me conte qual você mais se identifica.
Decoração clássica: inspirada na arquitetura grega e romana, os detalhes dramáticos e as linhas bem marcadas criam ambientes super glamurosos e sofisticados. Ela é ideal para ambientes amplos onde pode-se usar grandes e volumosos tapetes ou cortinas para enriquecer a decoração. Nas paredes, detalhes em gesso, molduras grandes, espelhos e obras de arte antigas são um diferencial, além do uso de materiais nobres como o cristal e a porcelana.
Decoração rústica: estilo inspirado em decorações antigas e das casas de campo. A madeira – sinônimo de aconchego e conforto – gasta pelo tempo é muito utilizada pois favorece um visual mais natural e campestre. Usa-se móveis antigos, peças artesanais, cestos em vime ou palha e objetos feitos em cerâmica. Os objetos com cores vibrantes e estampas grandes, como as mantas, colchas e almofadas. Pode-se também aproveitar peças e relíquias de família para decorar.
Decoração minimalista: esse estilo surgiu no período após a segunda guerra mundial. Tem como principal característica a funcionalidade do espaço, poucos e bons móveis, praticidade e elegância do ambiente. O ditado “menos é mais” é predominante nesse tipo de decoração. Destaque para o uso de cores frias como o branco, cinza e bege; superfícies lisas e polidas
Decoração contemporânea: esse estilo alia simplicidade e muito estilo – surgiu na segunda metade do século XX. Essa é uma decoração modesta e funcional. O uso de formas geométricas, cores e texturas diversas produzem um ambiente mais divertido onde o artístico, a praticidade e o design se complementam. Usa-se também materiais tecnológicos como o vidro, a madeira laqueada e a pedra polida. O uso de cores vivas como amarelo, magenta e verde em detalhes complementam perfeitamente os tons sóbrios como cinza, branco e creme, usados na base dessa decoração.
Decoração industrial: esse estilo surgiu a partir dos anos 50 em Nova Iorque, onde os galpões, até então ocupados por indústrias, começaram a se transformar em casas e os detalhes como tubulações aparentes e o uso de madeira, metais e concreto foram adicionados à decoração. A casa passou a ser integrada no modelo de um loft e os ambientes são separados pela própria mobília. As cores escuras predominam e as fortes compõem detalhes da decoração.
Decoração escandinava: surgiu nos países nórdicos da Europa, e propõe ambientes confortáveis e aconchegantes. Uma das características principais dessa decoração é a predominância de linhas retas, paredes e móveis brancos. A madeira também está muito presente, de preferência em tons claros. Alguns detalhes são essenciais no estilo escandinavo como mantas, almofadas e tapetes em tecidos mais encorpados. Além de uma paleta de cores neutras, luz natural e muita simplicidade
Ficou difícil escolher qual estilo você mais gosta? Na arte de decorar não existe regra e sim bom senso. Se você quiser pode misturar um ou mais estilos, estude o que mais gosta e que irá te deixar mais feliz. Na dúvida, não dispense ajuda profissional.
Dúvidas e sugestões são muito bem vindas! Você pode me enviar pelo WhatsApp 31 991412434 que adorararei te responder.
Angélica Dutra
Designer de Interiores