Mineira engravida aos 63 anos após menopausa e laqueadura: “Era quase impossível”

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Aos 63 anos, a mineira Beatriz Bárbara, da cidade de Três Pontas, no Sul de Minas, realizou um sonho que muitos julgavam impossível: tornou-se mãe pela terceira vez. Em março deste ano, ela deu à luz o pequeno Caio, mesmo após já ter passado pela menopausa e ter feito laqueadura.

A história de Beatriz foi contada no programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo (6). Ela já era mãe de dois filhos, hoje com 40 e 43 anos, fruto de um relacionamento anterior. Ao se casar com Éder, de 35 anos, o casal decidiu que também queria viver a experiência da maternidade juntos.

“Eu já tinha passado pela menopausa e por uma laqueadura. Então, essa possibilidade de ter filho, para mim, era quase impossível”, contou.

A gravidez foi possível por meio de uma fertilização in vitro, utilizando um óvulo doado por uma mulher jovem e o sêmen do atual companheiro.

Apesar da alegria, Beatriz relata que tem enfrentado preconceito e comentários maldosos por ser uma mãe mais velha. “Falam que é egoísmo, que a gente vai morrer, vai faltar, vai deixar o filho sem mãe. Mas a gente não sabe dos planos de Deus. Já que Ele me deu esse bebê, Ele vai deixar a gente conviver por bom tempo. E eu penso que isso vai ser até um motivo para eu cuidar mais de mim, da minha saúde e ter uma longevidade maior”, declarou.

Envelhecimento da população brasileira

O caso de Beatriz chama atenção num momento em que o Brasil passa por um rápido processo de envelhecimento populacional. Entre 2000 e 2023, o número de idosos no país dobrou. Pela primeira vez, há mais pessoas com 60 anos ou mais do que jovens entre 15 e 24 anos. A projeção é de que, até 2030, o número de idosos supere o de crianças e adolescentes.

📸 Foto: Reprodução / Globo

📰 Fonte: Rádio Itatiaia

#MaternidadeTardia #FertilizaçãoInVitro #TrêsPontas #SulDeMinas #Fantástico #Menopausa #MãeAos63 #Envelhecimento #Preconceito #VidaApósOs60

Encontre uma reportagem