Na maioria dos dias você tem se sentido de bem com a vida ou mal-humorado? É verdade que tem dias que tudo acontece como gostaríamos e existem dias também que tudo sai do nosso controle, e que saber? Está tudo bem. Sinal de alerta é quando este mau humor é recorrente, ou seja, está sempre presente sem motivos relevantes.
Nos dias em que o mau humor reina na maior parte do tempo, nos sentimos frustrados, tristes, culpados e com raiva. Quase nada do que o outro diz melhora nosso estado, ao contrário, ficamos mais irritadiços. Diante dessas situações o que pode ser feito? Vou listar algumas opções.
– Perceba e identifique os gatilhos que te levam a se sentir dessa forma.
– Acolha os pensamentos negativos que insistirem em aparecer. Não ignore o mau humor, dê a atenção devida a ele, encare e veja o que pode ser modificado.
–
Faça a meditação, respire lenta e profundamente e expire o ar.
– Caso não dê para desabafar verbalmente (de forma educada e consciente, é claro), use a escrita como forma de expressão.
– Foque e se agarre nas coisas que fazem bem e que são possíveis de serem executadas neste momento.
– Exercite o autocuidado. Pense em você e tenha zelo consigo mesmo.
Caso não consiga identificar os gatilhos ou mesmo lidar com eles, planejar estratégias para encarar e vencê-los, conte comigo para o que for possível.
Te desejo dias felizes e estratégias para vivenciar os dias não tão bons como gostaríamos. Os dias ruins também pensam, acredite!
Isis Costa
Psicóloga