Até o dia 31 de julho, o Fórum Desembargador Edésio Fernandes, em Lagoa Santa, sedia uma exposição artística com obras criadas por internos do Presídio local. A mostra integra o projeto Inclusão do Sistema Carcerário no Ecossistema Sustentável, que alia ressocialização, educação ambiental e expressão artística.
As peças, que incluem esculturas, pinturas a óleo e imagens sacras, são produzidas com marmitas de isopor recicladas — material que levaria até 400 anos para se decompor. A iniciativa surgiu dentro da unidade prisional como uma alternativa para ocupar o tempo dos detentos, oferecer qualificação e reduzir o acúmulo de resíduos. A técnica foi ensinada pela agente penal Layla Souza, formada em Ciências Biológicas e Artes Visuais.
Mais de 40 internos já foram capacitados, e a cada três dias de trabalho, um dia é remido da pena. A juíza Fabiana Gonçalves da Silva Ferreira de Melo, diretora do foro, destaca o valor social e ambiental do projeto, que já impactou positivamente a vida de participantes — como um egresso que ingressou na faculdade de Artes Visuais.
A exposição é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e apresenta, entre outras obras, réplicas em tamanho real do mascote Alfredo Jacaré e de um cão da raça pastor belga malinois, usado pela Polícia Penal.
📍 Serviço:
Exposição “Inclusão do Sistema Carcerário no Ecossistema Sustentável”
📌 Fórum Desembargador Edésio Fernandes – Alameda Dra. Vilma Edelweiss Santos, 65, Bairro Lundcéia
🗓 De 1º a 31 de julho
⏰ Segunda a sexta, das 12h às 18h
📷 Foto: Divulgação/TJMG
📌 Fonte: Rádio Itatiaia, Vetor Norte Notícias, TJMG