A Coca-Cola anunciou que lançará nos Estados Unidos, entre setembro e dezembro de 2025, uma versão de sua tradicional bebida adoçada com açúcar de cana, em substituição ao xarope de milho de alta frutose (JMAF), atualmente utilizado nas fórmulas vendidas no país. A novidade foi confirmada nesta terça-feira (22) durante a divulgação dos resultados do segundo trimestre da multinacional.
De acordo com a empresa, a iniciativa faz parte de um programa contínuo de inovação. “Como parte do nosso programa de inovação constante, planejamos lançar nos Estados Unidos, no outono, um produto com açúcar de cana americano para ampliar a linha da marca Coca-Cola”, informou em comunicado oficial.
A decisão ocorre após uma publicação do presidente dos EUA, Donald Trump, na rede Truth Social, no último dia 16. Na postagem, Trump afirmou ter pedido pessoalmente à Coca-Cola que modificasse a fórmula nos EUA para utilizar “açúcar de cana REAL”, e disse que a empresa atendeu ao pedido. “Quero agradecer às autoridades da Coca-Cola. Será uma decisão muito boa da parte deles. Vocês verão. É simplesmente melhor!”, escreveu o presidente.
Atualmente, a Coca-Cola americana é adoçada com o JMAF, um ingrediente amplamente usado no país desde os anos 1970, devido a subsídios governamentais ao milho e às altas tarifas de importação sobre o açúcar de cana. Em outros países, incluindo o Brasil e o México, a marca já utiliza sacarose extraída da cana.
Embora estudos clínicos realizados em 2022 não tenham demonstrado diferenças significativas entre o xarope de milho e a sacarose em relação a ganho de peso ou saúde cardiovascular, foi observado um aumento de marcador inflamatório em quem consome o JMAF.
Nos EUA, a Coca-Cola mexicana — feita com açúcar de cana — é frequentemente vendida como uma versão “premium” e tem seus fãs, que alegam melhor sabor.
Apesar da mudança anunciada, Trump continua sendo consumidor frequente da versão Coca-Cola Light, que é adoçada com aspartame, adoçante classificado como “possivelmente cancerígeno” pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
📸 Foto: Pixabay / Divulgação
📰 Fonte: AFP
#CocaCola #EUA #AçúcarDeCana #Trump #Consumo #Bebidas #InovaçãoAlimentar