O artista visual Euler Alves expõe suas obras construídas em sucatas de ferro, na
Galeria de Arte do Empório Casa Bar, em Barbosa, Capim Branco. A exposição traz
onze releituras do cavaleiro andante da obra de Miguel de Cervantes. Nelas, Dom
Quixote se apresenta armado para a luta, descansando suas armas e segurando outros símbolos para lutar, como a educação e a cultura.
De tamanhos distintos, todas feitas através da solda, forja e marreta, as obras assim
como o personagem representado, contrastam leveza e densidade. Apesar do material pesado, Euler consegue inserir nelas um movimento suave. O destaque fica para os detalhes que o artista consegue retirar da sucata e nas dimensões das obras. O maior Dom Quixote em exposição mede mais de dois metros de altura e o menor não chega a 20 cm, todos com detalhes impressionantes.
Sob curadoria de Narly Simões a exposição tem abertura dia 13.04 às 18h30 no
Empório Casa Bar, com entrada franca, em Barbosa e pode ser visitada até dia 12 de
junho de 2022.
EULER ALVES – Artista visual autodidata, com 30 anos de profissão, especializou-se na arte da transformação de sucatas de ferro já descartadas no lixo em objetos de arte. Suas esculturas utilizam a sucata de ferro como matéria prima principal. É através da solda que o artista dá formas humanas e abstratas em suas obras de dimensões variadas, utilizando uma técnica única de moldar e esculpir o ferro bruto com detalhes que impressionam pela sua leveza e movimento. Dentro de suas obras principais estão as várias releituras de “Dom Quixote” que estão espalhadas por vários estados do Brasil e a “Sagrada Família”, construída por encomenda para a Prefeitura Municipal de Confins com dimensões entre 2 e 2,50 metros de altura.
Natural de Caeté – MG, Euler atualmente mora na cidade de Capim Branco, no Circuito Turístico das Grutas, onde tem seu ateliê e desenvolve seus trabalhos.