A Nasa informou que o asteroide 2025 OW, com dimensões semelhantes à Torre de Pisa, passará próximo à Terra. O objeto viaja a uma velocidade de 75.639 km/h, considerada comum para corpos desse tipo. Apesar do tamanho, a agência espacial norte-americana afirma que o risco de impacto é baixo, mas alerta que, em caso de entrada na atmosfera, o asteroide poderia causar danos leves em áreas urbanas.
O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), responsável pelo monitoramento de objetos espaciais, também acompanha outros quatro asteroides que devem se aproximar do planeta nos próximos dias. A agência ressalta que o brilho do Sol pode criar um “ponto cego” para telescópios terrestres, dificultando a detecção de corpos que cruzam regiões próximas à órbita de Vênus.
Entre os asteroides monitorados, um dos que mais preocupam os especialistas é o 99942 Apophis, apelidado de “Deus do Caos”. Com cerca de 333 metros de diâmetro e velocidade de mais de 107 mil km/h, ele passará a apenas 32 mil km da Terra em abril de 2029, sem risco de colisão.
A Nasa também investe em métodos de defesa planetária. Em 2022, a missão DART conseguiu desviar o curso do asteroide Dimorphos por meio de uma colisão controlada, o que mostrou que fatores dinâmicos imprevistos devem ser considerados em futuras ações de desvio.
Foto: Agência Espacial Europeia via The New York Times
Fonte: Agência Espacial Europeia, The New York Times
#NASA #Asteroide #Espaço #Ciência #Tecnologia #Astronomia