A semana de 27 de julho a 2 de agosto é marcada por datas importantes que reforçam debates sobre direitos humanos, saúde pública, infância e cultura brasileira. No dia 30, celebra-se o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, instituído pela ONU em 2013. O crime, considerado uma grave violação de direitos, cresceu 25% no mundo após a pandemia, segundo relatório global de 2024. As principais vítimas são mulheres e meninas, embora, no Brasil, homens negros estejam entre os mais atingidos, especialmente em contextos de trabalho análogo à escravidão.
Ainda em julho, no dia 28, é lembrado o Dia Mundial de Combate à Hepatite, data que integra a campanha Julho Amarelo. Segundo a OMS, as hepatites virais matam 3,5 mil pessoas por dia. No Brasil, o SUS oferece vacinas e tratamentos gratuitamente, mas o diagnóstico precoce continua sendo um dos principais desafios.
A partir de 1º de agosto, duas campanhas voltadas à infância ganham destaque: o Agosto Verde, que chama atenção para a importância da primeira infância (de 0 a 6 anos), e o Agosto Dourado, voltado à promoção do aleitamento materno. Apesar dos avanços, como a redução da pobreza infantil com programas sociais, especialistas alertam para os desafios na garantia de direitos e políticas públicas eficazes para esse público. O governo pretende elevar a taxa de amamentação exclusiva para 70% até 2030.
No campo da cultura, o dia 1º de agosto homenageia dois símbolos da tradição nordestina: o Dia do Poeta de Literatura de Cordel, que celebra essa arte popular reconhecida como patrimônio cultural do Brasil, e o Dia Nacional do Maracatu, manifestação de origem afro-brasileira que pode ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
A semana também lembra momentos históricos, como a primeira participação do Brasil em Olimpíadas, em 1920, quando o país conquistou suas primeiras medalhas. E para os apreciadores da bebida mais popular do país, o início de agosto marca o Dia Internacional da Cerveja, celebrado na primeira sexta-feira do mês.
Essas datas, reunidas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ressaltam temas diversos e importantes para a sociedade brasileira, promovendo reflexão, valorização da cultura e fortalecimento de políticas públicas.
Fonte: Agência Brasil / EBC
#Efemérides #TráficoDePessoas #JulhoAmarelo #AgostoDourado #AgostoVerde #Cordel #Maracatu #CulturaBrasileira #SaúdePública #DireitosHumanos #Infância #Amamentação