A cada 72 horas, cinco pessoas morrem por pneumonia em Belo Horizonte

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte revelam um cenário preocupante: a cada 72 horas, cinco pessoas morrem por pneumonia na capital mineira. Apenas no primeiro semestre de 2025, foram registradas 350 mortes pela doença, que é agravada especialmente durante os meses mais frios, quando aumentam as viroses respiratórias e há queda da imunidade.

Entre janeiro e julho, a capital contabilizou 5.262 solicitações de internação por pneumonia. No mesmo período, em todo o estado de Minas Gerais, foram 49.930 internações, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

A pneumonia é causada, na maioria dos casos, por bactérias como o pneumococo, que se aproveitam da fragilidade do organismo durante quadros de virose, estresse físico ou emocional. O risco é ainda maior para idosos, crianças, pessoas com doenças crônicas e imunidade comprometida.

Os sintomas mais comuns são febre, tosse persistente, cansaço extremo, falta de ar e dores no corpo, mas a doença pode ter manifestações leves ou mesmo assintomáticas, dificultando o diagnóstico. O tratamento inadequado ou tardio pode levar a complicações graves e até à morte.

Atualmente, a vacina pneumocócica Pn10 está disponível nos 153 centros de saúde de BH. Já as vacinas Pn13 e Pn23, com maior cobertura, são oferecidas no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) para grupos prioritários.

📸 Foto: Daniel de Cerqueira / O TEMPO

📄 Fonte: Jornal O TEMPO – Por Raquel Penaforte

#pneumonia #belohorizonte #saúde #virosesrespiratórias #vacinação #doençasrespiratórias #inverno #minasgerais

Encontre uma reportagem