A Cemig intensificou, em 2025, as ações de fiscalização para combater ligações clandestinas de energia elétrica em Minas Gerais. Somente no primeiro semestre, foram mais de 177 mil inspeções em todo o estado, sendo 92 mil apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As operações resultaram na recuperação de mais de R$ 216 milhões, valor que deixa de ser repassado indevidamente aos consumidores regulares.
Segundo a companhia, o trabalho de campo é orientado por um sistema de inteligência que monitora o consumo de mais de 9 milhões de clientes e detecta sinais de fraude ou defeito nos medidores. Ao confirmar irregularidades, a Cemig cobra os valores referentes à energia furtada e aplica medidas legais.
Além do impacto financeiro, as ações visam aumentar a segurança da população. Ligações irregulares podem causar curtos-circuitos, choques elétricos, incêndios e até interrupções no fornecimento de energia para moradores que estão em situação regular.
A Cemig também tem investido em campanhas de conscientização e reforça que o furto de energia é crime. A população pode contribuir com denúncias anônimas por meio do telefone 116.
De acordo com a companhia, quem realiza esse tipo de ligação pode ser responsabilizado criminalmente e obrigado a pagar por todo o consumo irregular. A Cemig afirma que o objetivo das ações é garantir energia de forma justa, segura e com qualidade para todos os mineiros.
Fonte: Cemig / Rádio Itatiaia