Zema defende saída do Brasil dos Brics e culpa grupo por tarifaço de Trump

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), pré-candidato à Presidência da República em 2026, defendeu a saída do Brasil dos Brics — grupo de cooperação entre países emergentes originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e posteriormente ampliado com a entrada de nações como Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.

A declaração foi feita em artigo publicado nesta quinta-feira (31) no jornal Folha de S.Paulo, no qual Zema critica a atuação do bloco e atribui a ele parte da responsabilidade pelas tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros.

Segundo o governador, os Brics têm se distanciado dos interesses econômicos do Brasil ao aprofundarem discussões sobre a criação de sistemas de pagamentos alternativos ao dólar. “O gesto pode ser interpretado como um desafio gratuito aos Estados Unidos”, afirmou Zema, classificando o bloco como “uma ferramenta útil apenas para líderes autoritários que gostam de sinalizar oposição ao mundo ocidental”.

Ele também responsabilizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo agravamento das relações comerciais com os EUA, embora tenha reconhecido que as tarifas impostas por Trump são “medida errada e injusta”.

Zema deve oficializar sua candidatura à presidência em uma convenção prevista para ocorrer no próximo mês em São Paulo.

Crédito da foto: Reprodução / DeFato Online

Fonte: Metrópoles

#romeuzema #brics #tarifaço #donaldtrump #lula #comércioexterior #política #economia #eleições2026 #novopartido #geopolítica

Encontre uma reportagem