Casos de doenças diarreicas e transmitidas por água e alimentos preocupam autoridades em Minas Gerais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Minas Gerais vive um alerta sanitário diante do aumento expressivo dos casos de Doenças Diarreicas Agudas (DDA) e Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) em 2025. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) mostram que, até julho, foram registrados 386.447 casos de DDA, com 245 mortes. No mesmo período de 2024, foram 822.036 notificações e 645 óbitos.

As DDA’s são causadas por vírus, bactérias ou parasitas e se manifestam principalmente por evacuações frequentes e líquidas, com duração de até 14 dias. Crianças menores de 5 anos e idosos acima de 60 são os mais vulneráveis, devido ao maior risco de desidratação.

Já as DTHA são provocadas pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Em 2025, já são 1.667 casos confirmados e 6 mortes. No ano anterior, foram 5.823 ocorrências e um óbito.

A SES-MG reforça que a prevenção passa por hábitos simples de higiene e cuidados com a manipulação e consumo de alimentos e água. Equipes de saúde têm atuado de forma integrada para garantir a vigilância, prevenção e resposta rápida diante de possíveis surtos.

Fonte: defatoonline.com.br

Foto: Reprodução / SES-MG

#doençasdiarreicas #dtha #minasgerais #saúdepública #vigilânciaepidemiológica #higiene #notíciasdeminas #defato

Encontre uma reportagem